Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Além do frevo e do maracatu: jazz e blues florescem no Recife

Lar de estilos tradicionais, Recife abre espaço para outros ritmos — e população aprova

Por Abril Branded Content
Atualizado em 4 jun 2024, 17h45 - Publicado em 1 dez 2017, 10h00

A capital pernambucana não tem título de multicultural à toa. Além da tradição das orquestras de frevo e dos tambores do maracatu, Miles Davis, B. B. King, Billie Holiday e Muddy Waters também têm seu público e sua vez nos palcos da cidade. Venha com o projeto #hellocidades da Motorola e descubra onde aproveitar noites de jazz e blues no Recife que podem transformar sua experiência na terra do frevo.

Foi ao ouvir os ídolos do rock Jimi Hendrix e Eric Clapton e a banda Led Zeppelin, que o músico Rodrigo Morcego se interessou pelo blues. “Eles despertaram em mim a vontade de explorar as suas referências e incorporá-las nas minhas músicas. Minha preferência pela guitarra também vem do classic rock e do blues, onde o instrumento está sempre presente como expressão do gênero”, diz.

Guitarrista profissional há 18 anos, Morcego é figura constante e referência na cena blues do Recife. Todas as semanas, pode ser encontrado às segundas-feiras no bar Casa da Moeda (Rua da Moeda, 150), no Bairro do Recife, e, aos domingos, no Canela Gastrobar (Rua Caio Pereira, 100), no bairro do Rosarinho – sempre acompanhado da sua guitarra.

“No Recife, temos locais que abraçam a proposta de incluir o blues em sua programação musical, o que contribui muito para a formação de público e desperta a atenção e o interesse pelo gênero. Há uma pequena, mas prestigiosa, agenda de blues em nossa cidade”, diz.

Motorola_Jazz2
Guitarrista Rodrigo Morcego aprova o interesse crescente das pessoas por jazz e blues no Recife (Rodrigo Morcego/Divulgação)
Continua após a publicidade

Eleito pela Veja Comer & Beber 2017/2018 como o melhor bar na categoria Música ao Vivo, o Canela Gastrobar é um dos redutos blueseiros no Recife. Aos domingos, a partir das 19h, a programação musical do local é tomada pelo gênero, e as mesas ficam cheias de apreciadores. Durante a semana, outros ritmos se apresentam no palco do bar, mas às quintas-feiras, quinzenalmente, o blues volta a reinar. A agenda de shows do Canela Gastrobar pode ser conferida no Instagram ou na página no Facebook.

São também dedicadas ao blues as segundas-feiras do bar Casa da Moeda, na famosa Rua da Moeda, no Recife Antigo. O palco fica montado na calçada, local onde também estão as mesas preferidas dos frequentadores, e quem passa pela rua pode aproveitar o show de clássicos do gênero. A Recife Blues Session, como é chamada a noite, começa às 21h30.

O músico Léo Silva é um dos que costumam aproveitar as segundas da Casa da Moeda para curtir um blues. “Houve um tempo em que a cena era mais forte, com mais eventos e festivais voltados pro gênero, mas a jam da Casa da Moeda às segundas é bem legal para quem gosta desse tipo de música”, diz.

Continua após a publicidade

É também para lá que vai o professor universitário Marcos Antonio Santos quando o programa é ouvir boa música. “Além da música, gosto do clima do local. Amo o blues e o jazz e sempre estou ouvindo Muddy Waters, John Lee Hooker, Billie Holiday, Miles Davis… Ultimamente conheci Didier Lockwood, músico francês que toca jazz com o violino, que, inclusive, foi atração do [Festival] Mimo deste ano”, conta.

É ao jazz, gênero consagrado por Miles Davis e Chet Baker, que são dedicadas as noites de sábado do Empório Nova Raiz (Avenida Herculano Bandeira, 513), espaço na Galeria Joana D’arc, no bairro do Pina. Com o nome de Nova Raiz Jazz Club, o projeto reúne músicos da cena pernambucana para apresentações mais livres recheadas por improvisações criativas. Já passaram por lá os músicos Amaro Freitas, Sérgio Soares (Banda Sinfônica do Recife), Israel Silva e Rostan Jr. (da banda do cantor Zé Manoel) e Curb Jazz. A noite jazzística começa às 21h.

Agora que você já sabe aonde ir para ter uma noite  musical dedicada ao jazz e ao blues, não esqueça de registrar o momento e usar a hashtag #hellocidades. Reconecte-se com os ritmos do Recife com o hellomoto.com.br.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.