Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Amazon fecha compra da lendária MGM por 8,5 bilhões de dólares

Negociação entre o histórico estúdio e a gigante da tecnologia estava em avaliação desde maio de 2021, e agora se concretiza de fato

Por Amanda Capuano 17 mar 2022, 12h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de quase um ano de análises burocráticas, a Amazon enfim fechou a compra do Metro-Goldwyn-Mayer, o MGM, um dos mais antigos e tradicionais estúdios de Hollywood. A negociação foi reportada pela primeira vez em maio do ano passado, e estimada em 9 bilhões de dólares, mas a aquisição acabou fechando um pouco abaixo do valor, por 8,5 bilhões, reportou a Variety. Segundo a Amazon, o estúdio complementará os serviços da Amazon Prime Video e da Amazon Studios ao oferecer “uma oferta diversificada de opções de entretenimento para clientes.”

    A transação ocorre dois dias após o acordo ser autorizado pelo regulador de mercado da União Europeia. O acordo, porém, ainda estava dependendo da aprovação da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, que tinha até março para emitir um parecer sobre a transação, informou o Wall Street Journal. Se a FTC não apresentasse contestação legal antes do prazo, a Amazon poderia avançar com o acordo, coisa que não aconteceu até a manhã dessa quinta-feira.

    As empresas ainda não divulgaram quem estará à frente do conglomerado, nem se a equipe executiva da MGM, que inclui o chefe de cinema Michael De Luca e o chefe do grupo de televisão Mark Burnett, permanecerão após a fusão. “A MGM tem um legado de quase um século de produção de entretenimento excepcional e compartilhamos seu compromisso de entregar uma ampla gama de filmes originais e programas de televisão para um público global”, disse Mike Hopkins, vice-presidente sênior da Amazon Prime Video e Amazon Studios. “Damos as boas vindas aos funcionários, criadores e talentos da MGM no Prime Video e no Amazon Studios, e esperamos trabalhar juntos para criar ainda mais oportunidades de oferecer narrativas de qualidade aos nossos clientes.” Chris Brearton, diretor de operações da MGM, acrescentou: “Estamos empolgados para que a MGM e suas marcas icônicas, filmes lendários, séries de televisão, e nossa incrível equipe e parceiros criativos se juntem à família Prime Video.”

    A história do MGM se mistura com a do próprio cinema. O estúdio foi fundado em 1924 pelo magnata Marcus Loew, ainda durante a época do cinema mudo. Até 1954, a empresa dominou o mercado cinematográfico, e chegou a figurar entre os indicados a melhor filme no Oscar todos os anos durante duas décadas. Em 1981, a United Artists, fundada por Charlie Chaplin, Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W. Griffith, se uniu ao grupo, aumentando ainda mais o império. Com a compra, a Amazon terá em mãos um catálogo de mais de 4 000 filmes para engrossar a plataforma Prime Video, entre eles franquias populares, como James Bond e Rocky. O estúdio também é responsável por grandes produções televisivas, como The Handmaid’s Tale, Fargo e Viking.

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.