Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Após transfobia, J. K. Rowling agora é acusada de antissemitismo

O humorista Jon Stewart aponta que a representação dos duendes banqueiros da saga Harry Potter emula imagens de livro preconceituoso sobre judeus

Por Marcelo Canquerino 5 jan 2022, 15h15

Durante participação no podcast On The Problem, o humorista judeu Jon Stewart acusou a autora J. K. Rowling de antissemitismo. Segundo ele, a representação dos duendes responsáveis por administrar o Banco Gringotes, nos livros e filmes da saga Harry Potter, é uma alusão aos judeus. Stewart aponta que a maneira como essas criaturas mágicas foram retratadas, principalmente no cinema, é muito parecida com as ilustrações antissemitas do livro de 1903 Os Protocolos dos Sábios de Sião — documento falso criado no final do século XIX na Rússia czarista e usado durante o nazismo, que falava de um plano dos judeus para dominar o mundo e acabar com a cultura ocidental.

“Falando com as pessoas digo: você já viu um filme de Harry Potter? Você já viu as cenas no Banco Gringotes? Você sabe o que são essas pessoas que dirigem o banco? Judeus! E elas comentam, ‘Oh, [essa ilustração é] de Harry Potter!’. Não, isso é uma caricatura de um judeu de uma obra antissemita da literatura”, comentou Stewart. “Foi uma das coisas que vi nos filmes e esperava que as pessoas se chocassem. ‘Ela não fez isso! Ela botou judeus para comandarem um banco subterrâneo’. E todo mundo só pensava: ‘ah, os bruxos!’. Foi tão estranho”, disse o humorista. Até o momento, Rowling não se manifestou sobre o ocorrido.

A acusação se soma a outra de transfobia que, recentemente, levou ao cancelamento de J. K. Rowling. A autora já se explicou sobre o ocorrido, mas não foi redimida pelo tribunal da internet — seus comentários já foram rebatidos pelo protagonista da saga Harry Potter, Daniel Radcliffe, e até mesmo pela Warner Bros., estúdio responsável pelos filmes, que emitiu uma carta aberta sobre o assunto em junho de 2020. Atualmente, a criadora do universo bruxo está envolvida com a série derivada Animais Fantásticos, que terá sua terceira parte lançada em 14 de abril deste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.