Bafta: ‘Emilia Pérez’ supera ‘Ainda Estou Aqui’ e leva prêmio de melhor filme em língua não inglesa
'Conclave' foi o grande vencedor da noite, levando quatro prêmios, incluindo o de melhor filme

Neste domingo, 16, a Academia Britânica de Cinema divulgou os vencedores do British Academy Film Awards (Bafta) 2025, prêmio máximo da indústria audiovisual do Reino Unido. Na categoria de filme em língua não inglesa, o brasileiro Ainda Estou Aqui foi superado pelo musical Emilia Pérez — ambos os filmes disputam o Oscar no mesmo escaninho. Fernanda Torres, que não foi indicada na categoria de melhor atriz, compareceu à cerimônia ao lado do diretor Walter Salles. Conclave e O Brutalista foram os grandes vencedores da noite, cada um com quatro troféus conquistados.
Além de Ainda Estou Aqui, Emilia Pérez superou, na mesma categoria do Bafta, os filmes A Semente do Fruto Sagrado, da Alemanha; Kneecap, da Irlanda, e Tudo que Imaginamos como Luz, da Índia.
“Acima de tudo, gostaria de agradecer a todos os artistas maravilhosos que deram vida a este filme e que estão aqui conosco esta noite”, disse Jacques Audiard, diretor do longa francês em seu discurso de agradecimento. “Minha querida Zoe, minha querida Selena, Giorgini, Paul, Juliet, Camille, Clement, Julia e sua equipe, mas também você, minha querida Karla Sofia, que eu beijo. Estou profundamente orgulhoso do que conquistamos juntos. Vida longa a Emilia Pérez!”

É a quinta vez que um filme brasileiro foi indicado ao Bafta na categoria, e a quarta vez que títulos dirigidos por Salles recebem a indicação. Os outros longas foram Central do Brasil (1999), Abril Despedaçado (2001), Cidade de Deus (2004), Diários de Motocicleta (2004) e Trash – A Esperança Vem do Lixo (2014).
A cerimônia este ano foi comandada pelo ator David Tennant, de Doctor Who, e acontece no Royal Albert Hall de Londres, na Inglaterra. A premiação foi transmitida pelo canal pago TNT e no streaming pela Max.
Como foi a cerimônia?
Conclave foi o grande vencedor do British Academy Film Awards (BAFTA) de 2025, levando quatro prêmios, incluindo o de melhor filme. A cerimônia também consagrou O Brutalista com quatro troféus, com Brady Corbet ganhando o prêmio de melhor diretor.
Adrien Brody, estrela de O Brutalista, recebeu o prêmio de melhor ator, enquanto Mikey Madison foi premiada como melhor atriz por Anora. Zoe Saldaña ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel em Emilia Pérez, descrevendo o filme como “o desafio criativo de uma vida”. Kieran Culkin foi nomeado melhor ator coadjuvante por A Verdadeira Dor.
Outros vencedores notáveis incluem:
Wallace & Gromit: Avengança: Melhor filme de animação e melhor filme de família e infantil.
Duna 2: Melhores prêmios de som e efeitos visuais.
Wicked: Melhores troféus de figurino e design de produção.
A Verdadeira Dor: Melhor roteiro original para Jesse Eisenberg.
O evento contou com a presença de diversas celebridades, como Timothée Chalamet, Cynthia Erivo e Jeff Goldblum. Os prêmios Bafta são considerados um termômetro para o Oscar, que será realizado em 2 de março.