Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

China boicota Oscar e premiação não será exibida no país

Indicação de um curta pró-democracia em Hong Kong e sucesso da cineasta chinesa Chloé Zhao, crítica ao país, incomodaram o governo

Por Eduardo F. Filho 29 mar 2021, 16h30

Em uma cruzada contra o Oscar, a China anunciou instruções aos meios de comunicação do país para não transmitir a cerimônia. Nesta segunda-feira, 29, a principal rede de TV aberta de Hong Kong, a Television Broadcasts (TVB), aderiu ao boicote e divulgou um comunicado dizendo que, pela primeira vez desde 1969, não vai televisionar a maior premiação do cinema mundial. “Foi uma decisão puramente comercial”, disse um porta-voz da TVB.

A razão que moveu o governo chinês foi a indicação de duas produções ao prêmio deste ano. A primeira, concorrendo a melhor curta-documentário, é Do Not Split, de Anders Hammer. O filme de 35 minutos retrata o movimento pró-democracia em Hong Kong, reprimido pela China. O segundo é Nomadland, indicado a seis categorias, incluindo melhor filme, atriz (Frances McDormand) e direção para a chinesa Chloé Zhao. Segundo as autoridades chinesas, Chloé teria sido desleal em entrevistas nas quais fez críticas ao país.

Este ano também marca a primeira vez, desde 1993, que Hong Kong é indicado ao Oscar de melhor filme internacional, com Better Days, dirigido por Derek Tsang, filho de Eric Tsang, cineasta e recentemente nomeado vice-gerente geral da TVB (a mesma emissora que rejeitou a transmissão do Oscar).

Outras estações de televisão de Hong Kong, incluindo o canal de TV paga da PCCW, NowTV, e seu canal aberto, ViuTV, segundo reportagem da revista americana Variety, também seguiram as instruções da China e não adquiriram os direitos de transmissão do Oscar após o recuo da TVB.

O Oscar 2021 acontece no dia 25 de abril.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.