Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça Kodi Smit-McPhee, o astro andrógino de ‘Ataque dos Cães’

Aos 25 anos, australiano conquistou Hollywood com o misterioso Peter Gordon, papel que o colocou na corrida pelo Oscar de ator coadjuvante

Por Amanda Capuano Atualizado em 9 fev 2022, 17h40 - Publicado em 9 fev 2022, 15h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O pequeno Kodi Smit-McPhee tinha apenas 8 anos de idade quando foi surpreendido por uma pergunta do pai que mudaria sua vida. “Nós estávamos consertando uma cerca nos arredores de casa e ele questionou se eu gostaria de tentar atuar, só por diversão”, contou o australiano à revista W Magazine. Dezessete anos depois, o garoto de 25 anos abocanhou um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e recebeu sua primeira indicação ao Oscar na terça-feira, 8, na mesma categoria. O papel que lhe rendeu os louros foi o tão sensível quanto misterioso Peter Gordon, que rouba a cena de Ataque dos Cães ao lado do bruto Phil Burbank de Benedict Cumberbatch. Curiosamente, Kodi e Peter têm mais em comum que o mero fato de compartilharem o mesmo rosto.

    Assim como seu personagem, tido como “feminino demais” pelos fazendeiros machões de Montana, o ator se destaca por não corresponder aos esteriótipos da terra natal. Nascido em Adelaide, no sul da Austrália, o garoto pálido e franzino, de 1,88 m e 75 quilos, passa longe do visual de surfista galã associado aos astros do país dos cangurus – que o digam os irmãos Hemsworth, além de Mel Gibson e Hugh Jackman. O visual delicado, de traços andróginos, lhe rendeu azucrinações desde a infância. “Na Austrália, especialmente, os homens são criados com uma masculinidade tóxica. A forma como eu cresci, o jeito com que eu falo, as coisas por que eu me interessava na escola… eu me destacava dos demais”, já declarou Kodi – que, desde criança, se recusou a mudar para se encaixar nos padrões.

    .
    Kodi Smit-McPhee com o pai, Andy McPhee e a irmã, Sianoa Smit-McPhee em 2021 (Gregg DeGuire/Getty Images)
    Noturno (Kodi Smit-McPhee), e Jean Grey (Sophie Turner), em cena do filme 'X-Men: Apocalipse'
    Noturno (Kodi Smit-McPhee), e Jean Grey (Sophie Turner), em cena do filme ‘X-Men: Apocalipse’ (Divulgação/Divulgação)

    Filho do casal Sonja Smit e Andy McPhee, ele aprendeu o ofício de ator com o pai, que o treinava para os papéis até os 15 anos. Lutador profissional, Andy entrou no ramo da atuação por meio de um comercial de hambúrguer. Daí em diante, se apaixonou pela profissão, e passou essa devoção aos filhos – além de Kodi, sua irmã,  Sianoa, também é atriz. “Meu pai é um easter egg em muitos dos meus filmes, vive aparecendo de fundo”, contou Kodi. Um exemplo mais direto dessa influência é o filme Romulus, My Father (2007), uma cinebiografia do filósofo australiano Raimond Gaita, e a primeira aparição de Kodi nas telas de cinema. Para se preparar para o teste do pequeno Raimond, Andy levou Kodi para a cidade natal do filósofo e fez o garoto, então com 10 anos, bater de porta em porta em busca de pessoas que conhecessem a família. Na audição final, os produtores ficaram embasbacados com o fato de que o menino conhecia mais do personagem que eles próprios. Pelo papel, foi eleito o melhor ator jovem do ano pelo Instituto de Cinema da Austrália, e a família se mudou para Los Angeles para que ele buscasse voos mais altos.

    Continua após a publicidade

    [abril-veja-também]W3siaWQiOjM5NDk2NTQsInRpdGxlIjoiQ29uaGUmI3hFNzthIFRob21hcyBTYXZhZ2UsIGF1dG9yIGRvIGxpdnJvIHF1ZSBpbnNwaXJvdSAmI3gyMDE4O0F0YXF1ZSBkb3MgQyYjeEUzO2VzJiN4MjAxOTsifSx7ImlkIjozOTk5ODg4LCJ0aXRsZSI6IkRlICYjeDIwMTg7WWVsbG93c3RvbmUmI3gyMDE5OyBhICYjeDIwMTg7QXRhcXVlIGRvcyBDJiN4RTM7ZXMmI3gyMDE5OywgYXMgYm9hcyB0cmFtYXMgZG8gbm92byBmYXJvZXN0ZSJ9LHsiaWQiOjM5OTg2ODksInRpdGxlIjoiQ2F1YiYjeEYzO2lzIG1hY2gmI3hGNTtlcyBlc3QmI3hFMztvIGVtIGJhaXhhIG5hIG5vdmEgZXJhIGRvcyBmYXJvZXN0ZXMifV0=[/abril-veja-tambem]

    No currículo, o ator precoce tem filmes como o pós-apocalíptico A Estrada (2009), ao lado de Viggo Mortensen, o terror Let Me In (2010), com Chloë Grace Moretz, e o badalado X-Men: Apocalypse, que o lançou de vez no radar de Hollywood em 2016, como o mutante Noturno. Nem tudo, porém, foi tão fácil para Kodi. Aos 16 anos, o menino foi diagnosticado com Espondilite anquilosante, uma doença autoimune que atinge as articulações da coluna, quadris, joelhos, ombros e outras regiões, causando dores severas. “No Ocidente, os médicos lhe dizem que não há cura e que você será um paciente farmacêutico pelo resto da vida. As drogas ficam cada vez piores, até que você se torna incapaz”, explicou ele, que prefere seguir “tratamentos” orientais ligados a teorias holísticas. “Conquistei coisas além do que os médicos conseguem explicar. Principalmente através da psicanálise e observando os traumas reprimidos por estar na indústria ainda jovem.” Agora, mais maduro, ele empresta a experiência de vida para seus personagens, com um traquejo de veterano. Só falta um Oscar na estante – quem sabe?

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.