Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

De Elis a Getúlio: 5 biografias para se debruçar na quarentena

Para além do lugar comum, autores investigam os bastidores da vida de personalidades

Por Tamara Nassif, Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 abr 2020, 16h28 - Publicado em 22 abr 2020, 15h37

Da confusa mente de Van Gogh às estratégias de Getúlio Vargas, livros biográficos são opções interessantes para quem quer conhecer mais sobre a história além de desvendar como viveram interessantes personalidades do Brasil e do mundo. Confira a seguir cinco boas opções:

 

Van Gogh: A Vida, de Steven Naifeh e Gregory White Smith, editora Companhia das Letras

van gogh a vida
Livro ‘Van Gogh: A Vida” (Companhia das Letras/Reprodução)

Considerada a biografia definitiva do artista holandês, o calhamaço de mais de 1.000 páginas é um deleite não só para fãs do pintor e de artes visuais, mas também de entusiastas da história. Amparados por uma ampla troca de correspondência, hábito da família Van Gogh, os autores descrevem detalhes da vida da família do pintor e os eventos ao redor: seu pai era um pastor, em plena explosão da reforma protestante na Europa, sua mãe, uma aspirante a socialite. Irmão mais velho, Vincent sempre destoou dos demais. Para além do complexo protagonista, a biografia ganha sabor com uma intensa trama familiar e detalhes do desenrolar do impressionismo na Europa.


 

Viver Para Contar, de Gabriel García Márquez, editora Record

Continua após a publicidade
gabriel garcia marquez
Livro ‘Viver Para Contar’ (Editora Record/Reprodução)

Com sua prosa envolvente e de tom poético, o Nobel da Literatura escreve sobre a própria trajetória, de lembranças familiares até detalhes da história política e cultural da Colômbia, seu país natal. O livro é mais um ensaio de sensações e memórias falhas, como o próprio revela, do que uma biografia tradicional que preza pelos fatos e pela ordem dos acontecimentos. Mesmo assim, revela bastante sobre quem foi e como viveu um dos principais escritores da história.


 

Uma Mulher Vestida de Silêncio — A Biografia de Maria Thereza Goulart, de Wagner William, editora Record

Continua após a publicidade
Livro 'Uma Mulher Vestida de Silêncio'
Livro ‘Uma Mulher Vestida de Silêncio’ (Editora Record/Reprodução)

De uma elegância ímpar, a ex-primeira-dama Maria Thereza Goulart é tema de uma biografia apetitosa feita pelo jornalista Wagner William. Apurada por 14 anos, Uma Mulher Vestida de Silêncio traça a trajetória pessoal e política da gaúcha, desde seu primeiro encontro com João Goulart a sua visão sobre o golpe de 1964 que a expulsou do país. Em 80 horas de conversas gravadas, Maria Thereza conta sobre as dificuldades vividas no período, desde ter sido forçada a tirar a roupa diante de militares até não poder entrar no Brasil para enterrar os pais. Uma história de vida que vai muito além de um rostinho bonito da alta-costura. Boa dica para quem gosta de história sob um ponto de vista pouco explorado.


 

Elis e Eu: 11 anos, 6 meses e 19 Dias com Minha Mãe, de João Marcello Bôscoli, editora Planeta

Continua após a publicidade
Livro 'Elis e Eu'
Livro ‘Elis e Eu’ (Editora Planeta/Reprodução)

A maior cantora do Brasil rendeu outras biografias, mas Elis e Eu é diferente. Entre amor e luto, o primogênito de Elis Regina, João Marcelo Bôscoli, narra em um livro de memórias o que guardou dos 11 anos, 6 meses e 19 dias de convivência com a mãe, morta em 1982 pela combinação de cocaína com o vermute Cinzano. Com saudade e leveza, João descreve cenas da intimidade familiar, como quando sumiu das gravações de Elis & Tom e foi encontrado dormindo dentro de um bumbo de bateria, e até momentos em que percebeu que a mãe estava na lista negra do regime militar (“Tem ‘boi na linha’, filho”). É um perfil sensível, envernizado pelo o que os olhos de uma criança puderam captar e que a história da música brasileira não ousa esquecer.


 

Trilogia Getúlio, de Lira Neto, editora Companhia das Letras

Continua após a publicidade
Livro 'Getúlio 1 (1882-1930)'
Livro ‘Getúlio 1 (1882-1930)’, primeiro volume da trilogia ‘Getúlio’ (Companhia das Letras/Reprodução)

A partir de dois anos e meio de apuração e análise de documentos históricos, o jornalista Lira Neto conseguiu compor uma ampla biografia de Getúlio Vargas, que rendeu a trilogia Getúlio, uma reconstituição objetiva e fiel da trajetória do maior personagem da política brasileira. Com precisão de repórter e talento narrativo de bons romancistas, o autor acompanha desde os primeiros passos de Getúlio no caudilhismo gaúcho até seu trágico suicídio, que marcou a história do país. A obra é uma investigação psicológica sobre um indivíduo de tantas facetas, de revolucionário a ditador, reformador social a demagogo, que marcou a política nacional e, de fato, “saiu da vida para entrar para a história”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.