Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Deem logo o Oscar para Gary Oldman

Ator sai disparado na frente na disputa por sua interpretação do primeiro-ministro britânico Winston Churchill em ‘O Destino de uma Nação’

Por Mariane Morisawa, de Toronto
15 set 2017, 18h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ator Gary Oldman
    O ator Gary Oldman  (Kevork Djansezian/Getty Images)

    Gary Oldman, 59 anos, é o ator favorito de 7 entre 10 atores mais jovens que ele. E, no entanto, ele não só nunca ganhou o Oscar, como só concorreu uma vez, por O Espião que Sabia Demais (2011), de Tomas Alfredson. Pois essa história tem grande chance de mudar no ano que vem. O inglês já é o franco favorito a levar a estatueta por sua interpretação do primeiro-ministro britânico Winston Churchill em O Destino de uma Nação, de Joe Wright.

    O filme foca nos seus primeiros dias como primeiro-ministro, em 1940, quando a Segunda Guerra Mundial está pendendo para uma vitória de Adolf Hitler. A situação fica crítica quando as tropas inglesas e francesas – mais de 300.000 homens – ficam encurraladas em Dunquerque, e a Bélgica se rende. Há pressão para que o Reino Unido tente um acordo com a Alemanha, por intermédio da Itália, uma proposta defendida pelo Visconde Halifax (Stephen Dillane, de Game of Thrones). Mas Churchill acha que não se faz acordo com ditadores. E tem uma ideia meio maluca para retirar o máximo de soldados da praia.

    Curioso que o diretor Joe Wright já tinha mostrado o suspense de Dunquerque pelo outro ponto de vista, numa sequência espetacular em Desejo e Reparação (2007). Agora, retrata os bastidores da decisão que acabou salvando centenas de milhares de homens. O cineasta, que tinha enveredado por um caminho mais barroco em Anna Karenina e Peter Pan, volta mais sóbrio, retratando as maquinações políticas e dando espaço para Oldman brilhar fazendo os famosos discursos de Churchill. É o único favorito evidente ao Oscar deste Festival de Toronto – e deve permanecer assim, pelo menos até ser revelada a última atuação de Daniel Day-Lewis antes da aposentadoria, no novo filme de Paul Thomas Anderson.

    Continua após a publicidade

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.