Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Diretora de ‘Nomadland’ é censurada na China por comentários contra o país

Chloé Zhao, que nasceu em Pequim, disse em entrevista de 2013 que a China é 'um lugar onde há mentiras por toda a parte'

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 mar 2021, 15h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BEVERLY HILLS, CA - APRIL 11: Director Chloe Zhao attends a special screening of "The Rider" at the Writers Guild Theater on April 11, 2018 in Beverly Hills, California. (Photo by Amanda Edwards/Getty Images)
    A diretora de 'Nomadland', Chloe Zhao - (Amanda Edwards/Getty Images)

    Depois de ganhar dois Globos de Ouro (melhor filme de drama e melhor diretora), o filme Nomadland está no centro de uma polêmica na China. Uma entrevista de 2013 da diretora, Chloé Zhao, 38 anos, nascida em Pequim, à revista Filmmaker voltou à tona. Na ocasião, ela disse que a China é “um lugar onde há mentiras por toda a parte”.

    Assim, as referências elogiosas ao trabalho da cineasta, publicadas na mídia chinesa e nas redes sociais de lá, foram apagadas. Chloé Zhao foi a primeira mulher asiática a ganhar o Globo de Ouro de melhor direção. Atualmente vivendo nos Estados Unidos, ela havia sido elogiada pela mídia chinesa como “uma fonte de orgulho” para o país. Quando a entrevista à Filmmaker foi resgatada, juntamente a outra em que ela dizia que agora os Estados Unidos eram o seu país, ela foi chamada de “traidora” em grupos on-line, por “difamar a China”.

    Nomadland mostra o interior dos Estados Unidos após a crise econômica de 2008, estrelado por Frances McDornand, que decide viajar pelo país. A cineasta é também a diretora do filme da Marvel Os Eternos, que tem a China como principal mercado. O longa da Marvel terá no seu elenco astros como Angelina Jolie, Salma Hayek e Kumail Nanjiani e tem previsão de estreia nos Estados Unidos em 5 de novembro.

    Nomadland está previsto para estrear em 23 de abril na China, mas a data não tem aparecido nas principais plataformas de cinema do país. Segundo uma reportagem do jornal The Guardian, na rede social chinesa Weibo, uma hashtag relacionada ao filme chegou a ter 87 milhões de visualizações e 40.000 compartilhamentos, mas seu conteúdo desapareceu, substituído por uma mensagem de que havia sido removido “de acordo com as leis, regulamentos e políticas pertinentes”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.