Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em nova edição, Festival de Veneza se confirma como vitrine para o Oscar

Evento do cinema europeu, que começa nesta quarta-feira, 1º, volta a se mostrar um concorrido espaço para as grandes apostas de Hollywood

Por Amanda Capuano Atualizado em 1 set 2021, 17h02 - Publicado em 1 set 2021, 16h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Único grande evento europeu do cinema que realizou uma versão presencial em 2020, o Festival de Veneza volta a agitar a cidade italiana a partir desta quarta-feira, 1º. E de uma forma bem menos contida do que no tenso momento da pandemia da Covid-19 da corajosa edição do ano passado. Mais pop que os concorrentes Cannes e Berlim, a festa no Lido acontecerá até o dia 11, e terá no lineup estreias aguardadas do público, como o Duna de Denis Villeneuve e Spencer, longa sobre a vida da princesa Diana protagonizado pela popular Kristen Stewart.

    Um dos festivais mais importantes a preceder o Oscar, Veneza tem se mostrado uma porta de entrada valiosa para a premiação mais cobiçada da indústria – nos últimos anos, ao menos três vencedores da estatueta de melhor filme estrearam no festival, incluindo o mais recente, Nomadland, agraciado com o Leão de Ouro em 2020 pelo Festival, antes de consagrar no Oscar. Além dele, a lista inclui também A Forma da Água Spotlight: Segredos Revelados, que foram oscarizados, respectivamente, em 2016 e 2018. 

    O desempenho se retroalimenta: enquanto a curadoria minuciosa faz de Veneza uma aposta segura para as premiações, que buscam joias do cinema internacional para a avaliação do seu corpo de jurados, o destaque dos filmes lançados no festival em prêmios como o Oscar e Globo de Ouro desperta o interesse de Hollywood, que enxerga no evento uma oportunidade de emplacar seus blockbusters nessas premiações. Assim, produções como La La Land, Coringa e Nasce Uma Estrela – longe de serem frutos do cinema independente – também estrearam no tapete vermelho de Veneza e, além de serem sucesso de público, também pleitearam títulos importantes na indústria cinematográfica.

    Nessa edição, além dos aguardados blockbusters, o festival ainda exibirá filmes de 59 países nos mais diversos gêneros, entre eles dois brasileiros: o longa 7 Prisioneiros, dirigido por Alexandre Moratto, produzido pela Netflix e estrelado por Rodrigo Santoro e Christian Malheiros, e o curta-metragem Ato, da atriz e cineasta Bárbara Paz. Entre os favoritos ao Leão de Ouro, honraria mais importante da premiação, estão nomes cultuados como o espanhol Pedro Almodóvar, com Madres paralelas, o italiano Paolo Sorrentino, no páreo com É Stata la Mano di Dio, e a neozelandesa Jane Campion, com The Power of the Dog. O italiano Roberto Benigni será o homenageado do ano com um Leão de Ouro honorário, e o americano Ridley Scott receberá a honraria Cartier Glory to to the Filmmaker, concedida a personalidades que contribuíram para o cinema contemporâneo.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.