Estado e cidade de SP decretam luto oficial pela morte de Silvio Santos
Nascido no Rio de Janeiro, o apresentador se mudou para São Paulo em 1950 e consolidou seus negócios na cidade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) lamentou a morte do apresentador Silvio Santos e decretou luto oficial de três dias no estado. O apresentador morreu na manhã deste sábado, 17, aos 93 anos, após ficar mais de duas semanas internado no Hospital Albert Einsten, na capital paulista. A cidade de São Paulo também decretou luto oficial, de sete dias, conforme publicação no Diário Oficial do município.
“Nascido Senor Abravanel, o empresário aliou seu perfil empreendedor, treinado na adolescência como camelô, à voz potente e inconfundível para criar um estilo popular que cativou as massas. Sua trajetória nas rádios e nos canais de TV andou lado a lado com seu tino empreendedor em diversos segmentos e no comando do SBT. Carioca, escolheu São Paulo como casa desde os anos 1950. Nossos sentimentos à família Abravanel, aos amigos, aos funcionários do SBT e aos brasileiros de diversas gerações que tiveram em Silvio Santos uma das personalidades mais admiradas”, diz a nota do governo do estado.
A prefeitura de São Paulo decretou luto de sete dias. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) lamentou a morte e disse, durante a campanha eleitoral na zona sul da capital, que se coloca a disposição da família para ajudar na estrutura para o velório. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o enterro do apresentador.
“Fica declarado luto oficial no Município de São Paulo, por 7 (sete) dias, a partir desta data, como expressão de profundo pesar pelo falecimento de Silvio Santos, ícone da televisão brasileira e figura marcante na cultura do nosso país”, diz o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da capital paulista.
Cidade do coração
Nascido no Rio de Janeiro, Silvio Santos se mudou para São Paulo em 1950, depois de fazer um passeio pela capital paulista. Na época, ele resolveu fazer um teste para locutor em uma emissora paulista. Acabou sendo aprovado e se instalou na capital.
O SBT, seu império de comunicação, tem sede em São Paulo. A TVS São Paulo entrou oficialmente no ar em 19 de agosto de 1987, como cabeça de rede do Sistema Brasileiro de Televisão.