Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Farofa no tapete vermelho: Festival de Cannes se rende ao TikTok

Nova parceria com popular rede chinesa busca aproximar a festa mais intelectualizada do cinema - que chegou a proibir selfies - das novas audiências

Por Gabriela Caputo 15 mar 2022, 17h18

Famoso por seu espírito intelectualizado e blasé, o Festival de Cannes sempre se orgulhou de sua resistência a novos hábitos tidos como mundanos, ou mesmo cafonas. Em 2018, uma trivialidade então no ápice da glória foi proibida no tapete vermelho do evento: para impedir as selfies, até seguranças entravam em ação. Na época, Thierry Frémaux, diretor artístico da premiação francesa, argumentou que esse tipo de foto provocava desordem, prejudicando a “qualidade da experiência” do tapete vermelho e do festival em si. Agora, porém, Cannes se rende às evidências de que sua arrogância não tem mais lugar num mundo hiperconectado. Para se popularizar, o festival acaba de firmar uma parceria com o aplicativo cujos vídeos popularescos até pouco tempo atrás seriam um anátema em suas sessões chiques: o TikTok. 

O objetivo é alcançar a atenção da geração Z ao redor do globo, possibilitando aos usuários do TikTok — que já superam a marca de 1 bilhão — acesso a conteúdo exclusivo dos bastidores, cenas saídas diretamente do tapete vermelho e entrevistas. A parceria também prevê a competição #TikTokShortFilm, dentro do próprio aplicativo, na qual podem concorrer curtas-metragens verticais com duração entre 30 segundos e 3 minutos. Nessa primeira edição, o júri será presidido por um diretor conhecido, cujo nome só será revelado posteriormente, e três prêmios serão entregues durante o festival, em um evento com presença de Thierry Frémaux. 

O diretor de Cannes, quem diria, diz estar curioso e ansioso para que o aplicativo de vídeos compartilhe a magia do festival com uma audiência mais ampla e mais global que nunca. “Com essa colaboração – que faz parte do desejo de diversificar o público – buscamos compartilhar os momentos mais emocionantes e inspiradores do festival e vê-lo reimaginado pelas lentes dos criadores do TikTok e sua comunidade”, afirmou Frémaux. Não menos importante, claro, é o seguinte detalhe: o TikTok também apoiará o festival de cinema financeiramente.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.