Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fernanda Montenegro, Caetano e outros artistas criticam censura

Campanha divulgada pelas redes sociais neste final de semana protesta contra criminalização de exposições e apresentações artísticas

Por Da Redação 9 out 2017, 12h10

Pelas redes sociais, um grupo de artistas está protestando contra criminalização e censura às artes. Chamada de #342artes, a campanha reúne nomes como Fernanda Montenegro, que gravou um vídeo pedindo que políticos se juntem ao movimento. “Tudo é cultura, inclusive a cultura da repressão. Mas só há um tipo de cultura que realmente constrói um país, a cultura da liberdade”, disse a atriz na gravação.

Os protestos acontecem quase um mês depois do fechamento antecipado da mostra Queermuseu – cartografias da diferença na arte  brasileira, no Santander Cultural de Porto Alegre, e pega carona em outras polêmicas, como a performance La Bête, do coreógrafo fluminense Wagner Schwartz, no MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), na qual um vídeo de uma criança que tocava o pé do artista nu, acompanhada de sua mãe, virou o cerne de uma discussão sobre a exposição infantil à nudez.

Além de Fernanda Montenegro, outros artistas divulgaram publicamente gravações em defesa da liberdade na arte, como Caetano Veloso e Fernanda Torres. Também apoiam a causa nomes como Marisa Monte, Cissa Guimarães, Adriana Varejão, Malu Mader, Débora Falabela, Mateus Solano, Marcos Caruso, Marcelo Serrado e o curador da Queermuseu, Gaudêncio Fidélis.

A produtora Paula Lavigne direcionou sua crítica também ao MBL (Movimento Brasil Livre), um dos grupos que protestaram contra a exposição em Porto Alegre e a performance de Schwartz.

Continua após a publicidade

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.