Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que evite-se sair de casa, boa parte da população teve a rotina modificada pelo coronavírus. De fato, o isolamento social é a arma mais eficaz contra o aumento do contágio da doença. Para ajudar você, leitor, a engrossar o movimento “Fica em Casa”, VEJA compilou dicas de entretenimento, que vão da tradicional televisão ao mundo da arte. Confira a seguir o que assistir, ouvir e ler durante a quarentena.
Para começar…
Canais e streamings abertos
Em um esforço para tornar o tempo em casa menos penoso, diversas operadoras de TV paga liberaram o sinal e plataformas de streaming estão disponibilizando conteúdos gratuitos a não-assinantes, caso do Globoplay e do Prime Video, da Amazon. Confira aqui quais operadoras aderiram à iniciativa
ASSINE VEJA
Clique e AssineDica de filme: Os Aeronautas
(Disponível na Amazon Prime Video) Com Felicity Jones e Eddie Redmayne, o longa da Amazon Studios conta a história de James Glaisher, um meteorologista e aeronauta inglês que queria provar a possibilidade de prever o tempo e suas mudanças climáticas. O cientista desacreditado pela própria comunidade encontra ajuda em Amelia Wren, que aceita levá-lo de balão a alturas que o ser humano jamais foi. A trama emocionante e de tirar o fôlego é inspirada numa história real.
Outras opções de filmes:
Precisa de diversão? 5 filmes para rir na Netflix
Quer distrair os pequenos? 7 filmes para ver com as crianças
Prefere um filme clássico? Hitchcock a Fellini, onde assistir filmes antigos no streaming
Dica de série : Boneca Russa
(Disponível na Netflix) Na comédia trágica, Nadia (Natasha Lyonne), logo no primeiro episódio, sai de sua festa de aniversário, sofre um acidente e morre. Porém, acorda de volta na mesma festa. Ao longo de oito capítulos, ela vai morrer e ressuscitar muitas vezes, enquanto revê sua existência, fazendo o espectador rir e chorar.
Dica de documentário: Grandes Momentos da Segunda Guerra
Também na Netflix, a série documental explora o conflito com imagens restauradas e coloridas de arquivos recuperados dos exércitos do Eixo e dos Aliados. Para quem gosta de história é um prato cheio.
Quer outras dicas de séries?
3 séries em que ninguém diz a verdade
5 séries viciantes na Netflix
5 séries instigantes no Globoplay
Cansou da TV?
No Google Arts é possível realizar tours virtuais em pontos turísticos e museus, da Torre Eiffel e Estátua da Liberdade até as ruínas de Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. Aos amantes da pintura, o catálogo inclui obras de Vincent van Gogh, Giorgio Vasari, Tarsila do Amaral e Frida Khalo – o site ainda oferece ao leitor uma linha do tempo que permite explorar períodos específicos da história da arte.
Mas se a literatura é o que faz os seus olhos brilharem, o mercado editorial também está se esforçando para deixar o tempo em casa mais suportável. Editoras como Sextante, Companhia das Letras e Leya disponibilizaram e-books gratuitos de alguns de seus títulos. Leia mais sobre aqui.
Música
VEJA também fez duas playlists musicais para apaziguar a quarentena: uma com composições felizes, para suportar dias difíceis, e outra para quem não tem vergonha de dançar em casa, sozinho ou acompanhado.