Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Ivana emociona ao se revelar trans à família: ‘Vocês me aceitam?’

Personagem contou à família que não se identifica com o gênero feminino no capítulo desta terça-feira de 'A Força do Querer'

Por Da redação
Atualizado em 29 ago 2017, 22h49 - Publicado em 29 ago 2017, 22h22

Em um momento histórico da TV brasileira, Ivana (Carol Duarte) revelou à família nesta terça-feira que é transgênero, tendo nascido um menino no corpo de uma menina, na novela das 9 da GloboA Força do Querer. “Eu não sou uma mulher, eu sou um homem, eu nunca fui uma mulher”, disse, espantando os pais, Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), e o irmão, Ruy (Fiuk).

Enquanto Joyce insistia que Ivana tinha ficado louca, Ruy questionava: “Então você é lésbica, é isso?”. Ivana, didática, explicou várias vezes. “Vocês sabem o que é isso, se sentir no vazio, sem identidade nenhuma? Nesse corpo que te humilha, incomoda, machuca, como se estivesse em uma roupa que não é sua, mas onde te meteram e de onde você não consegue sair. Eu só vim aqui perguntar se vocês me aceitam”, disse, em um dos momentos mais fortes de toda a sequência, mostrando a força de Carol Duarte, estreante na TV.

Eugênio deu um passo à frente e até parecia que ia dizer que entendia a revelação. Ledo engano. Às lágrimas, ele culpou os hormônios por “colocar uma ideias” na cabeça de Ivana. Joyce só piorou a situação, dizendo que a filha estava louca e que queria chamar um médico. A primeira sequência terminou com Ivana mostrando que está tomando testosterona, o hormônio masculino, e dizendo que pretende retirar os seios.

Continua após a publicidade

Em seu quarto, Ivana cortou os cabelos em uma cena que pareceu um pouco exagerada. A personagem ria enquanto ia limando vários tufos de madeixas, dizendo: “Eeee!”. A alegria de Ivana é compreensível – por exemplo, Thammy Miranda, que é trans, afirma ter sentido uma espécie de libertação ao finalmente se livrar dos longos cabelos, considerados uma marca de feminilidade –, mas as exclamações soaram forçadas e quebraram o momento emocionante da personagem. Uma reação mais sutil teria sido mais crível.

Joyce viu Ivana cortando o cabelo e voltou a insistir que ela era sua princesa e que queria ajudá-la. “Olha mãe, olha. Sou eu, mãe. Sou eu, de verdade”, respondeu Ivana, mergulhada em lágrimas de tristeza pela falta de compreensão da família e de alegria por ter finalmente se livrado da cabeleira e das mentiras sobre quem realmente era.

Continua após a publicidade

Já de cabelo curto, Ivana perguntou ao pai se poderia contar com ele para a retirada dos seios. Vendo que ele não compreendia, Ivana disse que ia sair de casa e morar um tempo com uma amiga. No dia seguinte, no salão, Ivana acertou o corte de cabelo e sorriu diante do espelho, finalmente se reconhecendo ali.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.