Ivana emociona ao se revelar trans à família: ‘Vocês me aceitam?’
Personagem contou à família que não se identifica com o gênero feminino no capítulo desta terça-feira de 'A Força do Querer'
Em um momento histórico da TV brasileira, Ivana (Carol Duarte) revelou à família nesta terça-feira que é transgênero, tendo nascido um menino no corpo de uma menina, na novela das 9 da Globo, A Força do Querer. “Eu não sou uma mulher, eu sou um homem, eu nunca fui uma mulher”, disse, espantando os pais, Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), e o irmão, Ruy (Fiuk).
Enquanto Joyce insistia que Ivana tinha ficado louca, Ruy questionava: “Então você é lésbica, é isso?”. Ivana, didática, explicou várias vezes. “Vocês sabem o que é isso, se sentir no vazio, sem identidade nenhuma? Nesse corpo que te humilha, incomoda, machuca, como se estivesse em uma roupa que não é sua, mas onde te meteram e de onde você não consegue sair. Eu só vim aqui perguntar se vocês me aceitam”, disse, em um dos momentos mais fortes de toda a sequência, mostrando a força de Carol Duarte, estreante na TV.
Eugênio deu um passo à frente e até parecia que ia dizer que entendia a revelação. Ledo engano. Às lágrimas, ele culpou os hormônios por “colocar uma ideias” na cabeça de Ivana. Joyce só piorou a situação, dizendo que a filha estava louca e que queria chamar um médico. A primeira sequência terminou com Ivana mostrando que está tomando testosterona, o hormônio masculino, e dizendo que pretende retirar os seios.
Em seu quarto, Ivana cortou os cabelos em uma cena que pareceu um pouco exagerada. A personagem ria enquanto ia limando vários tufos de madeixas, dizendo: “Eeee!”. A alegria de Ivana é compreensível – por exemplo, Thammy Miranda, que é trans, afirma ter sentido uma espécie de libertação ao finalmente se livrar dos longos cabelos, considerados uma marca de feminilidade –, mas as exclamações soaram forçadas e quebraram o momento emocionante da personagem. Uma reação mais sutil teria sido mais crível.
Joyce viu Ivana cortando o cabelo e voltou a insistir que ela era sua princesa e que queria ajudá-la. “Olha mãe, olha. Sou eu, mãe. Sou eu, de verdade”, respondeu Ivana, mergulhada em lágrimas de tristeza pela falta de compreensão da família e de alegria por ter finalmente se livrado da cabeleira e das mentiras sobre quem realmente era.
Já de cabelo curto, Ivana perguntou ao pai se poderia contar com ele para a retirada dos seios. Vendo que ele não compreendia, Ivana disse que ia sair de casa e morar um tempo com uma amiga. No dia seguinte, no salão, Ivana acertou o corte de cabelo e sorriu diante do espelho, finalmente se reconhecendo ali.