Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

João Emanuel Carneiro: ‘Novela é uma coisa sacrificante’

O autor falou a VEJA sobre mudanças nos folhetins

Por Marcelo Marthe Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 11h25 - Publicado em 4 nov 2022, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todas as Flores vai bem no streaming, mas a Globo tem problemas de audiência no horário nobre com Travessia. As novelas estão fadadas a mudar ou morrer? Há espaço para as novelas tanto na TV aberta como no streaming. O folhetim tradicional ocupa um lugar especial na rotina do brasileiro. Ele é um regulador da vida, do horário de jantar, dos hábitos em casa. As pessoas precisam disso como precisam de arroz, feijão, água e saneamento. A gente percebe que a novela é um item básico quando visita o interior do Brasil.

    Como o streaming mexe nessa equação? Hoje, há um contingente que prefere consumir novelas no dia e horário em que puder. Para esses espectadores, elas é que terão de se ajustar aos horários de sua vida, uma liberdade que veio com o streaming. A Globo faz a aposta certa ao levar as novelas para esse novo mundo.

    Quando soube que sua novela iria direto para o Globoplay, teve decepção? Não, eu fiquei feliz. É um desafio que eu nunca tinha enfrentado, e ao mesmo tempo é tudo muito mais suave, a pressão é diferente.

    A maré conservadora vai frear a tendência progressista das novelas? O futuro dirá, mas creio que a TV e as novelas sempre estiveram à frente do seu tempo de uma maneira muito natural. É uma tendência irreversível. O streaming, na verdade, pode aprofundar esse processo.

    Como? Na TV aberta, o autor tem de tomar certos cuidados porque sua trama está entrando na casa das pessoas sem pedir licença. Não dá para ter uma cena de sexo mais esquisita, porque tem a avó de 95 anos e o neto de 4 vendo juntos na sala. O streaming é diferente: a pessoa é que vai atrás do que quer assistir, por sua conta e risco.

    Continua após a publicidade

    Qual seu objetivo ao explorar quebras de expectativas, como fazer de uma paciente de câncer vilã? Gosto de manipular o espectador nesse sentido. Personagens multifacetados fazem o público questionar suas convicções e ideologias. Acho isso importante num momento em que as pessoas parecem viver cada uma dentro da sua própria igrejinha.

    Por que tantos atores estão trocando as novelas pelas séries? Porque novela é uma coisa sacrificante. Você doa sua vida. A novela das 9 tradicional é tão caudalosa que os atores do cinema americano não dariam conta se tivessem de atuar nelas. Entendo quando artistas dizem que não aguentam mais fazer novela.

    Publicado em VEJA de 9 de novembro de 2022, edição nº 2814

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.