Jornalista e escritor Ricardo Viveiros é eleito ao PEN Club do Brasil
Associação internacional visa promover a literatura e defender a liberdade de expressão

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros foi eleito para integrar o PEN Club do Brasil, associação internacional centenária que visa promover a literatura e defender a liberdade de expressão. Fundada em 1921, a entidade já teve como membros figuras importantes da literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
Viveiros tem 74 anos, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e exerce a profissão de jornalista há mais de cinco décadas. Já atuou na mídia impressa, eletrônica e, atualmente, apresenta o programa semanal Brasil, Mostra a Tua Cara! na TV Cultura. Também fez carreira como escritor — publicou mais de 50 livros, dentre biografias, coletâneas de poesia e histórias infantojuvenis.
“Agradeço a generosidade dos membros do Capítulo Brasileiro e vejo aumentada minha responsabilidade em seguir defendendo a liberdade de expressão, os direitos humanos, a educação, o meio ambiente e a cultura em meu País, cuja democracia ainda é frágil, apesar de uma vigorosa resistência histórica de todos nós que rejeitamos os golpistas que insistem em tentar implantar regimes fascistas”, declarou Viveiros em um comunicado enviado à imprensa. A data de sua posse será definida em breve.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial