A casa de leilões Christie’s venderá no próximo dia 17 em Genebra A Lenda, um colar de pérolas com um diamante talhado em forma de coração de 92 quilates avaliado entre 14 milhões e 20 milhões de dólares, e joias da atriz Elizabeth Taylor. Em meio a mais de 250 peças de todo o mundo disponíveis para compra, o colar será o grande destaque, junto com importantes peças como a coleção da Cartier e Art Déco reunida por Eric Nussbaum, um dos especialistas mais ilustres da grife Cartier, e com joias de mestres italianos dos anos 1900 até a atualidade, dentro da seção “Dolce Vita”.
“A Lenda”, um pingente de diamante de 92,15 quilates em formato de coração e sem impurezas, leva a assinatura da Boehmer et Bassenge, uma nova casa de alta joalheria de Paris criada no ano passado em honra aos joalheiros reais do século XVII do rei Luis XV. Segundo a Christie’s, o diamante é o “maior” já oferecido em um leilão.
A casa de leilões já ofereceu em 2011 a coleção de joias de Elizabeth Taylor e em 17 de maio reaparecerão brincos com rubis e diamantes e um bracelete, ambos da Cartier. A primeira peça está avaliada em 300.000 a 500.000 dólares, e a segunda entre 400.000 e 600.000 dólares. Trata-se de um presente que a atriz recebeu em agosto de 1957 de seu então marido, Mike Todd.
A Christie’s venderá, além disso, safiras e diamantes de cor, bem como um colar de diamantes e platina da coleção “Doris Duke”, falecida herdeira de um império do tabaco americano. A peça foi comprada em um leilão em Nova York em abril de 1937 por 65.000 dólares, mas Doris Duke retirou todos os diamantes grandes no colar.
Um comprador passou anos substituindo as pedras que faltavam com diamantes apropriados, restaurando a “velha glória” do colar, que será vendido por entre 3 milhões e 5 milhões de dólares.
(Com agência EFE)