Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

“Ler nos faz mais conscientes”, afirma Gabriela Prioli

Comentarista política e popular nas redes, a advogada paulistana, 35, investe em clube de leitura e dá sua receita para lidar com os haters na internet

Por Eduardo F. Filho Atualizado em 4 jun 2024, 13h59 - Publicado em 22 abr 2021, 19h50
ÓDIO NA POLÍTICA - Gabriela Prioli: “Lido com tranquilidade com pensamentos contrários aos meus” -
ÓDIO NA POLÍTICA - Gabriela Prioli: “Lido com tranquilidade com pensamentos contrários aos meus” – (Danilo Borges/Divulgação)

Após a criação de seu clube do livro, você está lançando uma nova iniciativa na área ao lado do historiador Leandro Karnal, pela editora Planeta. Como descobriu o poder da leitura? Perdi meu pai em um acidente de carro aos 6 anos. Percebi meu contato com os livros na adolescência, ao encontrar os clássicos dele espalhados pela casa, como Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã, e O Príncipe, de Maquiavel. Li todos no intuito de conhecer um pouco mais sobre meu pai. Ainda tenho a maioria, mas guardo um em especial: o Germinal, do Émile Zola. Num sonho, meu pai dizia que todas as respostas às minhas dúvidas estavam nesse livro.

Qual é o seu critério na hora de recomendar uma obra? Um livro bem escrito e alicerçado em boa pesquisa é o que recomendo a meus seguidores. Sou muito transparente nas indicações. Se digo que li e gostei, é porque de fato já percorri aquelas páginas. Quando me empenho na leitura, descubro um mundo de identificação e autoconhecimento, e não me sinto mais insegura ou solitária. Ler nos faz mais conscientes.

No Instagram, você fala de política usando salto alto e roupas de grife, além de fazer propaganda de produtos de beleza. Como se equilibra entre a temática séria e a futilidade das redes? Falo com orgulho que sou influenciadora, youtuber, advogada, professora e apresentadora. Gosto de acumular possibilidades, sou uma mulher múltipla. No começo, diziam que eu não podia falar sobre assuntos sérios usando sapatos cor-de-rosa, batom vermelho e acessórios grandes. Hoje, vejo advogadas e professoras postando a foto do look do dia sem se importar se serão criticadas. A roupa, os brincos, a maquiagem que a gente usa não dizem nada sobre quão competentes e quão profissionais nós somos.

Sua postura mais à esquerda a tornou alvo dos fãs do presidente Jair Bolsonaro. Como lida com os haters? Eu recebo críticas da esquerda também. As pessoas me chamam de parcial e isenta ao mesmo tempo, olha como o mundo é contraditório. É que tem muita gente na ala contra o Bolsonaro hoje, né?! Ele conseguiu unir tantas opiniões diferentes no país. Gosto que as pessoas sigam uma ideologia, não um nome ou rótulo. E encaro críticas com naturalidade. Não concordo com todos, e é normal que nem todos concordem comigo. Precisamos fortalecer o debate democrático, pois a polarização inviabiliza o diálogo.

Continua após a publicidade

Um de seus posts recentes traz um tutorial para filtrar comentários negativos. Faz muito uso dessa ferramenta? Não tolero ofensas em minhas redes sociais. Se me ofendem ou me xingam, há o filtro. Se por acaso um comentário escapa, tenho uma equipe que o barra e bloqueia a pessoa. Ou seja: as ofensas não chegam até mim. Só leio afeto, mas lido com absoluta tranquilidade com pensamentos contrários aos meus. Democracia é isso.

Publicado em VEJA de 28 de abril de 2021, edição nº 2735

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.