A editora Matrix lançou um livro nesta semana intitulado de 13 Razões para Votar no PT (80 páginas, 18 reais). O curioso da obra é que grande parte dela está completamente em branco. A capa e a orelha contam com frases de Danilo Gentili, Kim Kataguiri, Marco Antonio Villa e Rogério Chequer, opositores notórios do PT, com piadinhas maldosas como “O melhor livro que Lula já leu”, de Villa.
Depois de uma introdução escrita pelo autor, que assina com o pseudônimo de Aurélio Marcondes Bittencourt e Lins, seguem-se 72 páginas sem qualquer tipo de impressão.
Paulo Tadeu, dono da editora, afirma que a ideia foi sugerida pelo autor secreto. “Eu não o conhecia antes e ele surgiu para mim. Achei a ideia interessante e aceitei publicar.” Paulo conta que contatou Rogério Chequer, enquanto o autor conversou com Gentilli, Kataguiri e Villa. “Foi um trabalho colaborativo.”
Na orelha, é possível ver a seguinte frase de Danilo Gentili, o pensador: “Esta obra conseguiu a proeza de descrever em suas páginas, com perfeita exatidão, a inteligência e o caráter daqueles que acreditam e defendem Lula e o PT“. Já Kataguiri, criativo à beça (só que não) discorreu que se trata, “sem dúvida, da maior obra jamais escrita por um petista”. 13 Razões para Não Votar no PT já está disponível para venda no site da editora.
Um livro similar já foi publicado por Odone Vontobel nos anos 1980, O Que se Perde sem Maluf, que também contava com as páginas em braco. Paulo, no entanto, nega influência. Segundo ele, nem o autor nem a editora tinham conhecimento da obra e o novo livro “não é cópia de nenhum outro”.