Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘MasterChef’ conquistou espaço na história da TV

É na influência fora da tela que uma atração se torna grande

Por Daniel Bergamasco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 ago 2017, 15h51 - Publicado em 23 ago 2017, 01h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • É bem provável que o MasterChef Brasil seja o programa de maior sucesso na história da Band – se consideradas atrações avulsas, e não o conjunto da cobertura esportiva, grande marca da emissora. Nem o criativo CQC, que revelou tantos talentos hoje globais, teve tanta repercussão e uma presença tão sólida no primeiro lugar da audiência quanto o reality culinário, que elegeu Michele como campeã da quarta temporada.

    Há um aspecto, porém, que coloca a atração em um lugar especial na história da TV nacional: seu poder de influência fora da tela. É notório que boa parte do público descobriu o prazer da cozinha com o show e passou, por meio dele, a sofisticar seu vocabulário gastronômico, do “ponto para menos” aos “contrastes de acidez”. Não à toa o programa atrai um batalhão de anunciantes, em geral ingredientes e utensílios, que se beneficiam desse comportamento. Assim, fica na mesma prateleira de novelas como Roque Santeiro e O Clone, que tanto influenciaram a moda das ruas, ou dos programas de variedades que mudam, até hoje, a vida dos cantores que se apresentam em seu palco.

    Com o formato sem sinais de esgotamento, a Band já prepara o lançamento de outra temporada com profissionais. A cada edição que coloca no ar, porém, reforça um paradoxo: o programa melhor é quanto mais próximo da cartilha da franquia internacional a emissora fica. As intervenções locais não raro resvalam no tolo, como a edição que criou funks com os memes do show, ao trash, como na prévia que antecede o programa para valer, encerrada sem pé nem cabeça quando a novela da Globo acaba. A revelação-merchan desta última final, em que as duas finalistas empunharam celulares do patrocinador, mas apenas a vencedora recebeu a ligação, foi um bom exemplo na direção contrária. Como se trata de uma exceção, fica clara a dificuldade de renovar a atração a médio prazo. Se é que isso se faz necessário. Como nas receitas de sobremesa, seguir a receita à risca pode ser a mais inteligente das escolhas.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.