Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

‘MasterChef’ conquistou espaço na história da TV

É na influência fora da tela que uma atração se torna grande

Por Daniel Bergamasco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 ago 2017, 15h51 - Publicado em 23 ago 2017, 01h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Deborah e Michele durante a final do MasterChef Brasil 2017
    Michele, a campeã, e Debora, a vice: formato sem sinal de esgotamento (Carlos Reinis/BAND)

    É bem provável que o MasterChef Brasil seja o programa de maior sucesso na história da Band – se consideradas atrações avulsas, e não o conjunto da cobertura esportiva, grande marca da emissora. Nem o criativo CQC, que revelou tantos talentos hoje globais, teve tanta repercussão e uma presença tão sólida no primeiro lugar da audiência quanto o reality culinário, que elegeu Michele como campeã da quarta temporada.

    Há um aspecto, porém, que coloca a atração em um lugar especial na história da TV nacional: seu poder de influência fora da tela. É notório que boa parte do público descobriu o prazer da cozinha com o show e passou, por meio dele, a sofisticar seu vocabulário gastronômico, do “ponto para menos” aos “contrastes de acidez”. Não à toa o programa atrai um batalhão de anunciantes, em geral ingredientes e utensílios, que se beneficiam desse comportamento. Assim, fica na mesma prateleira de novelas como Roque Santeiro e O Clone, que tanto influenciaram a moda das ruas, ou dos programas de variedades que mudam, até hoje, a vida dos cantores que se apresentam em seu palco.

    Com o formato sem sinais de esgotamento, a Band já prepara o lançamento de outra temporada com profissionais. A cada edição que coloca no ar, porém, reforça um paradoxo: o programa melhor é quanto mais próximo da cartilha da franquia internacional a emissora fica. As intervenções locais não raro resvalam no tolo, como a edição que criou funks com os memes do show, ao trash, como na prévia que antecede o programa para valer, encerrada sem pé nem cabeça quando a novela da Globo acaba. A revelação-merchan desta última final, em que as duas finalistas empunharam celulares do patrocinador, mas apenas a vencedora recebeu a ligação, foi um bom exemplo na direção contrária. Como se trata de uma exceção, fica clara a dificuldade de renovar a atração a médio prazo. Se é que isso se faz necessário. Como nas receitas de sobremesa, seguir a receita à risca pode ser a mais inteligente das escolhas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.