O modelo Tales Cotta, que morreu neste sábado, 27, depois de sofrer um mal súbito durante um desfile, participava de sua segunda São Paulo Fashion Week (SPFW). Tales caiu na passarela durante o desfile da marca Ocksa, foi atendido por socorristas e levado ao hospital, mas não resistiu. “Lamentamos esta fatalidade e prestamos nossas sinceras condolências à família de Tales”, diz comunicado divulgado pela SPFW.
Natural de Manhuaçu, município no interior de Minas Gerais, a 290 quilômetros de Belo Horizonte, Cotta, cujo verdadeiro nome era Tales Soares, começou a trabalhar com a Base MGT, agência de modelos e atores de São Paulo, em setembro de 2018. No site da agência, ele é descrito como um modelo de “olhos verdes e cabelo platinado”. O jovem informava em seu Instagram que era vegetariano.
Durante sua passagem pela passarela, Cotta teria tropeçado na sandália e caiu. Os participantes do evento, por pensarem que se tratava de uma performance do desfile, demoraram a reagir. Segundo testemunhas, a equipe de socorristas levou em torno de três minutos para prestar o atendimento. Na sequência, a transmissão dos desfiles foi cortada. Nos bastidores do SPFW, o clima é de comoção.
Neste sábado, Cotta fazia seu segunda desfile na edição atual da SPFW. Na sexta-feira 26, o modelo desfilou para a grife Ratier. O mineiro também trabalhou para o estilista Felipe Fanaia e para as marcas Age e C&A.
Em um post de 26 de outubro de 2018, Cotta escreveu sobre a emoção de ter participado de sua primeira SPFW, na edição anterior à atual. Para o jovem, era um “sonho” realizado. “Hoje foi superação. É olhar pra trás a cada dia e dizer: ‘Não desista'”, escreveu. “Amigxs que acompanham e torcem por mim: esse sonho é nosso e foi concluído com sucesso. Seguimos.”