Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Mona Lisa’: prisioneira das selfies em seu bunker blindado no Louvre

Obra mais famosa de Leonardo da Vinci ficou de fora da mais impressionante exposição já realizada sobre o mestre do Renascimento

Por Da Redação Atualizado em 5 nov 2019, 17h02 - Publicado em 25 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma discussão recorrente entre especialistas na vida e obra de Leonardo da Vinci diz respeito à sua incontrolável pulsão de pular de um trabalho para outro deixando uma enorme quantidade de obras incompletas pelo caminho. Eles indagam em seus estudos acadêmicos se o mestre renascentista não tivesse perdido tanto tempo em análises de óptica e anatomia, ou em busca da dos padrões do universo, não teria sido muito mais profícuo na produção de pinturas — ou pelo menos não deixaria tanta coisa inacabada. O americano Walter Isaacson, biógrafo do gênio florentino, responde a essas especulações com uma frase: “A Mona Lisa responde a isso com um sorriso”.

    Obra-prima de Da Vinci e quadro mais famoso do planeta, a Mona Lisa, ou La Gioconda, é prodígio de técnica que sintetiza as pesquisas do mestre nas mais variadas áreas do conhecimento. A reprodução do sorriso leva em conta os sinais mais sutis da musculatura do rosto, impossível de ser alcançado naquela por alguém que não tivesse passado um bom tempo dissecando cadáveres. Os conhecimentos de óptica e de comportamento da luz, permitiram o jogo de cores claras e escuras que dá profundidade e tridimensionalidade à pintura, acentuando seu realismo. O contraponto entre a dubiedade do sorriso e o olhar penetrante cria uma atmosfera de cumplicidade com o observador, talvez o principal motivo da atmosfera hipnotizante do retrato.

    Pintada na Itália, Mona Lisa viajou com Da Vinci para seu refúgio final no castelo de Amboise, na região do Loire, na França. Ali, o mestre viveu seus últimos anos sob o patrocínio do rei Francisco I. Depois de sua morte, o quadro jamais voltou a sair da França. Hoje, a Mona Lisa é o maior chamariz do Louvre, visitada por cerca de 20.000 admiradores a cada dia. Ali, num vasto cômodo conhecido como Sala dos Estados, localizado no primeiro andar do antigo palácio real, é uma espécie de prisioneira das selfies dos turistas por trás de uma grossa vitrine blindada.

    Durante a mostra inaugurada no último dia 24, a Mona Lisa ficará no mesmo local que lhe serve de casa, a cerca de 300 metros de outras obras que complementaria e com as quais dialogaria. Por implicações de logística e segurança, os curadores decidiram não incluí-la entre as 32 peças do Louvre destinadas à exposição. Mas, espiritualmente, é uma presença incontornável. No final do percurso, o espectador pode fazer uma imersão em 3D dentro do quadro — a experiência termina com um voo na asa delta renascentista criada pelo mestre sobre a paisagem fantástica atrás da Gioconda, o grande sujeito oculto da mais impressionante exposição já realizada.


    Continua após a publicidade

    Veja Mona Lisa em realidade aumentada

    QR Code – Experiência em realidade aumentada da Mona Lisa
    (Divulgação/Facebook)

    Posicione a câmera do seu celular ou leitor de QR code sobre a imagem acima e confira a Mona Lisa em realidade aumentada. Outra possibilidade é acessar abr.ai/mona-lisa para ver o efeito. Com os dedos, em um movimento de pinça, é possível aumentar ou diminuir a imagem. Para movê-la, toque, segure e arraste.

    Crédito do modelo 3D: Milan/Creative Commons

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.