Morre o escritor Affonso Romano de Sant’Anna aos 87 anos
Viúvo da escritora Marina Colasanti, morta em janeiro, o poeta teve mais 40 livros publicados

Morreu o escritor Affonso Romano de Sant’Anna, aos 87 anos, nesta terça-feira, 4, em sua casa. Ele completaria 88 anos no dia 27 deste mês. Viúvo da também escritora Marina Colasanti, morta em 28 de janeiro, o poeta tinha mais de 60 livros publicados, entre poesias, crônicas e ensaios. Sant’Anna havia sido diagnosticado com Alzheimer em 2017. Entre suas obras de destaque estão Que País é Este? (1980), Intervalo Amoroso (1998), Tempo de Delicadeza (2007) e Como Andar no Labirinto (2012). Ele deixa três filhas: Alessandra Colassanti, Alessandra de Sant’Anna e Fabiana de Sant’Anna.
Affonso Romano de Sant’Anna nasceu em 27 de março de 1937 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formado em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também terminou um doutorado, ele participou de movimentos da vanguarda poética nas décadas de 1950 e 1960, chegando a lecionar na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e Universidade do Texas, além de participar do Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa, ambos nos Estados Unidos. Ele também deu aula na Universidade de Colônia, na Alemanha; Universidade de Aarhus, Dinamarca; Universidade Nova, Portugal; e Universidade de Aix-en-Provence, França.
O escritor lecionou literatura brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também atuou como diretor do departamento de Letras e Artes. A tese de doutorado do escritor foi uma análise da obra de Carlos Drummond de Andrade, com o título Drummond, um gauche no tempo.
Como cronista, trabalhou no Jornal do Brasil (1984-1988) e do jornal O Globo até 2005, além de passar pelos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial