Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Morre o estilista Paco Rabanne, que revolucionou a moda com uso de metais

Artista também ficou conhecido pelo desenvolvimento de fragrâncias de perfumes com sua grife de luxo

Por Amanda Capuano Atualizado em 3 fev 2023, 12h23 - Publicado em 3 fev 2023, 11h45

Morreu nesta sexta-feira, 3, aos 88 anos, o estilista espanhol Paco Rabanne, famoso pelo uso de metais nas passarelas e por sua grife homônima de perfumes de luxo. A informação foi confirmada pelo grupo Puig, que gerencia a marca do artista. “Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne”, disse Marc Puig, presidente da empresa.”Ele está entre as figuras essenciais do universo fashion do século XX, e seu legado seguirá sendo uma fonte constante de inspiração”, anunciou o perfil oficial da marca no Instagram. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido Francisco Rabaneda Cuervo, na província espanhola de Guipúscoa, em 1934, Paco se mudou com os pais para a França ainda pequeno, fugindo da Guerra Civil Espanhola. No país, estudou arquitetura, desenvolvendo talento para trabalhar com os mais diversos materiais. Apaixonado pelo universo fashion, revolucionou a moda a partir dos anos 1960 com sua ousadia no uso de materiais até então incomuns nas passarelas, como plástico e metal — ele também foi o primeiro a fazer um vestido de chocolate, em 1989.

.
Paco Rabannetrabalhando com metal durante desfile em Paris, em outubro de 1967 (REPORTERS ASSOCIES/Gamma-Rapho/Getty Images)
.
O primeiro vestido de chocolate feito por Paco Rabanne, em 1989. Depois dele, artista seguiu apostando na tendência (Xavier ROSSI/Gamma-Rapho/Getty Images)
.
Paco Rabanne os bastidores da semana de arte de Paris de 1991-1992 (Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images)
Continua após a publicidade
.
Paco Rabanne com o p0erfume “Ultra Violett” (Franziska Krug/Getty Images)

Dez anos depois, em 1999, chegou a se aposentar, mas a grife foi retomada em 2011, com o designer indiano Manish Arora e, posteriormente, o francês Julien Dossena à frente da direção criativa da marca. Desde então, a Paco Rabanne se manteve no imaginário popular do universo fashion, mantendo a tradição da ousadia e da inovação em suas peças contemporâneas.

Fora das passarelas, Paco se consolidou como um exímio produtor de perfumes com a grife que leva seu nome.  Em m 2011, criou, inclusive, uma linha de fragrâncias exclusivas para o Rock in Rio, que foram batizados de Black XS Rock in Rio. “Paco Rabanne fez da transgressão algo magnético. Quem, senão ele, poderia convencer a mulher parisiense a exigir vestidos feitos de plástico e metal? Quem, senão Paco Rabanne, poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘grelha de automóvel’ – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, escreveu José Manuel Albesa, presidente de moda e beleza da Puig, em comunicado.

View this post on Instagram

A post shared by Paco Rabanne (@pacorabanne)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.