Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Museu do Prado exibe cópia restaurada da Mona Lisa

As conclusões obtidas sobre a cópia da Mona Lisa do Museu do Prado permitem imaginar Leonardo da Vinci em seu estúdio, pintando o quadro, enquanto um de seus discípulos de maior confiança executava, seguindo os passos do mestre, esta outra obra. Desde o desenho preparatório até quase os últimos estágios, o discípulo, trabalhando junto ao […]

Por Da Redação
21 fev 2012, 14h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As conclusões obtidas sobre a cópia da Mona Lisa do Museu do Prado permitem imaginar Leonardo da Vinci em seu estúdio, pintando o quadro, enquanto um de seus discípulos de maior confiança executava, seguindo os passos do mestre, esta outra obra. Desde o desenho preparatório até quase os últimos estágios, o discípulo, trabalhando junto ao cavalete do mestre, repetiu o processo criativo em todos seus passos, embora sem pretender fazer que esta obra se passasse pela original que atualmente é exibida no Museu do Louvre, em Paris.

    Leia também:

    Por que sorri Mona Lisa

    A restauração realizada no Prado, na qual se eliminou o repinte negro que cobria o fundo, o que permitiu recuperar a paisagem original, despertou grande interesse entre os especialistas e os meios de comunicação de todo o mundo, que encheram o auditório durante a apresentação da obra, que luze tal como foi pintada na sala 49 do museu. Os estudos e a posterior restauração realizados por Ana González Mozo, do gabinete de Documentação Técnica do Prado, e por Almudena Sánchez Martín, restauradora do museu, evidenciam um processo paralelo de elaboração das obras do Prado e do Louvre.

    As figuras são praticamente iguais em dimensões e formas, e cada uma das correções do desenho original se repetem na obra do Prado: a transformação do contorno da cintura, a posição dos dedos, o contorno do véu e da cabeça e até mesmo ajustes dos perfis nas bochechas e no pescoço. Os estudos sobre a cópia permitem comprovar que o autor desta obra desenhou os mesmos elementos que Leonardo, inclusive os que nos são visíveis na superfície pictórica.

    Continua após a publicidade

    O Louvre pediu há dois anos ao Prado que estudasse a cópia visando sua apresentação na exposição que o museu parisiense inaugurará no dia 29 de março em torno da obra de Leonardo da Vinci. “Os trabalhos deram um resultado nada menos que surpreendente’, de acordo com Gabriele Finaldi, diretor-adjunto do Prado, que destacou a repercussão mundial da descoberta que ” Gioconda francesa tem uma gêmea no Prado”.

    Procedente das coleções reais espanholas, a obra do Prado “não tinha janela nem paisagem. Os estudos permitiram descobrir sua presença e seu bom estado de conservação. Vimos que podíamos tirar a camada sem perigo, e fazê-lo foi uma autêntica revelação”. A intervenção e os estudos “proporcionaram pistas para um melhor conhecimento do quadro do Louvre, assim como detalhes difíceis de perceber na obra original. Estamos no princípio de um processo mais amplo de pesquisa”, declarou Finaldi.

    Ana González Mozo concordou com ele ao dizer que ‘a pesquisa não está concluída’ e que os resultados obtidos constituem uma grande contribuição para conhecer o procedimento de trabalho de Da Vinci. O quadro do Prado “parecia outra cópia de Leonardo”, e agora é considerado ‘a versão mais importante da Mona Lisa das conhecidas até o momento’, destacou a pesquisadora.

    Em relação ao autor da cópia, Miguel Falomir, chefe do departamento de pintura italiana do Prado, afirmou que, ao contrário do que alguns estudiosos disseram, não se trata do espanhol Fernando Yáñez de la Almedina. “Trata-se de um pintor preciso e ataviado em sua execução” e como hipótese surgem os nomes dos milaneses Salaï (1480-1524) e Francesco Melzi (1493-1572/73), os alunos mais próximos do mestre. A ‘gêmea’ do Prado, na qual não se empregou a técnica do esfumado e que, ao contrário da do Louvre, tem supercílios, será exibida ao público durante três semanas e posteriormente viajará para Paris.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.