Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Negritude de Machado de Assis é resgatada em exposição em SP

'Ocupação Machado de Assis' abre ao público a partir de 18 de novembro no Itaú Cultural e promete imersão na obra e na personalidade do autor

Por Gabriela Caputo 14 nov 2023, 08h24

Machado de Assis (1839-1908) foi muitos em um: escritor, enxadrista, censor, funcionário público, tradutor e marido apaixonado. A mostra Ocupação Machado de Assis, promovida pelo Itaú Cultural a partir de 18 de novembro, busca explorar todas as facetas do maior nome da literatura brasileira. Com fotografias, manuscritos originais, primeiras edições, cartas e outros materiais diversos, um conjunto de 100 peças promove uma imersão na vida e obra de Machado, celebrando suas influências e particularidades. São objetos reunidos a partir de acervos diversos: da Academia Brasileira de Letras, da Fundação da Biblioteca Nacional, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Banco Itaú.

O projeto enfatiza como as temáticas sociais abordadas por Machado dialogam, até hoje, com as pautas brasileiras — comprovando sua atualidade mesmo 115 anos após sua morte. Um dos destaques da mostra é o resgate da negritude do autor. Neto de ex-escravizados, filho de um homem afrodescendente e de uma mulher branca portuguesa, Machado teve sua imagem embranquecida pela história. Especialmente para a exposição, retratos em preto e branco do autor foram colorizados por Marina Amaral, sob encomenda do instituto. Vídeos com depoimentos de especialistas e ativistas enriquecem a discussão.

Há materiais audiovisuais distribuídos por toda o espaço, dividido em quatro salas, com interpretações dos textos de Machado por meio de leituras dramáticas. O processo criativo e o amadurecimento da obra machadiana são, assim, exaltados tanto pela mostra quando pela coleção inédita Todos os livros de Machado de Assis, uma novidade promovida pela editora Todavia em parceria com o Itaú Cultural e organizada por Hélio Guimarães, professor da USP e vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Trata-se de um boxe que reúne em 25 volumes e um extra com tudo que já foi publicado pelo autor — seja poesia, teatro, conto ou romance. O projeto gráfico dos livros é inspirado na tipografia das edições originais. A coleção completa já está à venda e, a partir do primeiro semestre de 2024, os títulos poderão ser adquiridos separadamente.

Local: Itaú Cultural – Piso Paulista (térreo), na Avenida Paulista, 149
Data: 18 de novembro, às 11h, até 4 de fevereiro de 2024
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h; aos domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Mais informações em https://www.itaucultural.org.br/

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.