Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O amor melancólico de Sang-soo encanta Festival de Berlim

Cineasta sul-coreano, comparado a Woody Allen, foca em romance descontruído em novo filme

Por Mariane Morisawa, de Berlim
Atualizado em 16 fev 2017, 18h33 - Publicado em 16 fev 2017, 18h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O sul-coreano Hong Sang-soo é frequentemente comparado ao americano Woody Allen e ao francês Eric Rohmer e conhecido por filmar muito, às vezes lançando dois longas num ano. Muitas de suas obras têm um tom leve, casual, como A Visitante Francesa, estrelada por Isabelle Huppert. Mas não é o caso de Bamui Haebyun-eoseo Honja (ou On the Beach at Night Alone, título inglês que pode ser traduzido como “na praia à noite sozinha”), exibido para jornalistas na manhã desta quinta-feira (16) na competição do 67º Festival de Berlim. A tristeza está impregnada no filme.

    Como é comum em seus trabalhos, existe aqui um fiapo de história. A protagonista é a atriz Younghee (Kim Minhee, de A Criada, ótima). Na primeira parte, numa cidade sem nome no que se supõe ser a Alemanha, ela encontra uma amiga mais velha, Jeeyoung (Seo Younghwa). Juntas, visitam mercados e andam pelo parque, no inverno. Falam de amor. Younghee espera a visita do amante, um diretor de cinema casado. Jeeyoung diz: “Não acho que ele vai vir”. A atriz se auto-define como “mulher difícil” por causa de sua honestidade. As duas vão almoçar com um casal e todos vão à praia depois. Na segunda parte, Younghee está de volta à Coreia, visitando amigos. Ela tem encontros meio atrapalhados com dois deles, e depois todos se reúnem em volta da mesa com muita comida e, principalmente, bebida. A atriz fica ainda mais direta, falando verdades na cara de todos.

    Hong Sang-soo usa alguns elementos comuns de seus filmes anteriores, como um personagem cineasta e cenas ao redor da mesa, com bebedeira. Como sempre, a discussão aqui é sobre o amor e seu efeito nas pessoas. Younghee vai para a Europa para se afastar do escândalo provocado por seu caso com o diretor. Mas raramente Sang-soo colocou na tela uma personagem feminina tão intrigante. Bela e destemida ao falar o que pensa, chega a ser desagradável. O filme também mistura o registro naturalista, com diálogos que não parecem ter sido escritos, com alguns mistérios, como o encerramento da primeira parte e uma conversa com um velho amigo em que Younghee não se lembra de várias coisas, cenas que podem mudar toda a percepção do que foi visto. A disputa pelo Urso de Ouro não tem uma seleção forte este ano, mas, sem dúvida, Bamui Haebyun-eoseo Honja está entre os melhores.

    Cena do filme 'On the Beach at Night Alone', do diretor sul-coreano Hong Sangsoo
    Cena do filme ‘On the Beach at Night Alone’, do diretor sul-coreano Hong Sangsoo (Divulgação)

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.