Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O caminho para fama (e que veio dar em São Paulo) de Ed Sheeran

Cantor britânico faz longa passagem pelo país em Maio, com a turnê 'Divide'

Por Mabi Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 Maio 2017, 09h33 - Publicado em 26 Maio 2017, 14h21

Com setores lotados e uma penca de fãs chorosos por não conseguir ingressos para ver o ídolo ao vivo, Ed Sheeran se apresenta em São Paulo, no Allianz Parque, neste domingo, depois de passar por Curitiba e pelo Rio e antes de seguir para Belo Horizonte, onde encerra na próxima terça-feira o episódio brasileiro da turnê Divide. O cantor visitou as capitais do Paraná e Rio de Janeiro com direito a paradinhas para um churrasco, passeios na praia e visita a uma fã hospitalizada, e deu pinta, com o charme mesclado a merchandising social, do ídolo que vem se tornando.

Quando Lego House, seu primeiro hit, estourou em 2014, Ed Sheeran chegou a ser apontado como um irmão mais novo de Rupert Grint (o Rony Weasley de Harry Potter). Então, a maioria não tinha ideia de quem era o ruivinho britânico. Três anos depois, seu terceiro álbum em estúdio, ÷ (lê-se Divide), está entre os mais vendidos do ano — contam-se a 1,4 milhão de cópias — e o cantor se tornou o queridinho da música pop, apontado agora como alguém que pode rivalizar com Justin Bieber.

A ascensão meteórica de Sheeran pode ser atribuída tanto às suas canções “chiclete”, quanto ao jeito “gente como a gente” do cantor, que não faz o estilo estrela e é sempre solícito com os fãs. Mas o sucesso é também, e principalmente, fruto da versatilidade do cantor — um itinerário arriscado, mas que deu surpreendentemente certo para ele, apesar de uma ou outra acusação de plágio pelo caminho.

Diferente de colegas como Justin Bieber e Taylor Swift, Sheeran não seleciona as músicas para atingir um determinado público. Ele parece fazer o que quer. Emenda o folk de Galway Girl na sequência da dançante Shape of You, enquanto entoa situações do dia-a-dia em Castle on the Hill, e as angústias amorosas em tempos de Facebook em New Man. Assim, o músico abraça os fãs de qualquer gênero musical.

E de qualquer idade. Da mesma forma como emplaca uma música atrás de outra entre as mais reproduzidas em plataformas de streaming como Spotify — relacionadas a ouvintes mais jovens –, seus discos físicos vendem como água junto a um público mais velho e mais chegado em mídias tradicionais. Segundo levantamento da revista Forbes, quase a metade das vendas de Divide se deram em CD ou vinil, consumidos, por exemplo, por pais que conheceram o cantor por meio dos filhos.

Continua após a publicidade

Quer conhecer mais sobre o Ed Sheeran? VEJA reuniu em uma playlist os principais sucessos do cantor britânico. Ouça abaixo:

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.