Padre Fábio de Melo revela doença rara: entenda o diagnóstico
Religioso explicou o quadro e as mudanças causadas pela doença, diagnosticada há anos
O Padre Fábio de Melo revelou recentemente que foi diagnosticado, há mais de 6 anos, com uma doença rara: a Síndrome de Ménière, que afeta o ouvido interno e pode levar à surdez.
O religioso falou sobre o diagnóstico durante a sua participação no programa Angélica Ao Vivo, da GNT, onde ele levou um mousse diet para os convidados. Ele explicou que foi orientado pelos médicos a não consumir açúcar, já que o ingrediente poderia agravar os sintomas da doença, que incluem também tonturas e zumbidos constantes.
“Eu convivo com os sintomas há mais de 20 anos. Tratei durante muito tempo como surdez súbita, identificada como surdez autoimune. Tenho uma perda de audição que vai e volta. Não é uma perda definitiva e convivo com um zumbido terrível”, explicou ele ao Gshow.
O que é a síndrome de Menière
A doença está relacionada à produção excessiva de endolinfa, líquido que preenche os labirintos do ouvido interno. O quadro tem evolução progressiva, causando crises de vertigem, zumbido, perda auditiva e pressão no ouvido.
O desenvolvimento do quadro pode acontecer por questões genéticas ou defeitos imunológicos, e costuma se manifestar na fase adulta, entre os 30 e os 50 anos — mais raramente, pode surgir na infância ou adolescência.
De acordo com dados da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, o distúrbio atinge entre 46 e 200 pessoas a cada 100 mil habitantes, sendo considerado relativamente raro.







