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Paul McCartney hipnotiza São Paulo com show de 3 horas e quase 40 sucessos

Ex-Beatle mostra que uma carreira sólida se faz com muito suor, simpatia e paixão pelo palco

Por Juliana Varella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 mar 2019, 09h37 - Publicado em 27 mar 2019, 02h04

Paul McCartney, 76, não está para brincadeira. Ao longo de quase três horas no Allianz Parque em São Paulo, onde se apresentou nesta terça-feira, 26, a partir das 20h45 em ponto, o cantor britânico fez o que quis com a plateia paulistana: conversou, riu, dançou, tocou músicas novas e antigas (ou no meio do caminho, como gosta de dizer) e assistiu a uma multidão completamente hipnotizada cantarolar “ohs” e “ahs” ao seu comando, feito Freddie Mercury no filme Bohemian Rhapsody – ou, muito melhor, feito um Beatle de carne e osso.

Assistir a um show de McCartney é rever mais de 60 anos de História em quase 40 canções, incluindo alguns dos maiores hinos da música pop internacional e outras pérolas que o músico continuou produzindo muito após o fim da banda de Liverpool – e que você provavelmente já ouviu na rádio, mesmo que não seja tão fã. Estar ali significa, também e principalmente, segurar o choro quando as luzes dos celulares tomam conta das arquibancadas e sentir o coração explodir entre “Ob-la-dis” e “Ob-la-das” bem coordenados, num karaokê gigante que só pode ser descrito como uma enorme catarse.

O público é vasto e fiel: as cerca de 48 mil pessoas que lotaram o estádio nesta noite, bem divididas entre jovens de vinte e poucos anos e senhores que já passam bem dos seus sessenta, acompanharam o músico a plenos pulmões em quase toda a sua discografia, com exceção de uma ou outra canção mais recente do álbum Egypt Station, lançado em 2018.

Como já era esperado, o cantor cantou e tocou pela primeira vez ao vivo a canção Back in Brazil, escrita em 2017 durante a última turnê brasileira e integrante de seu novo álbum. A homenagem, porém, não parece ter colado tão bem e os fãs paulistas ficaram distraídos enquanto esperavam pela próxima faixa – que foi a bela Fuh You, do mesmo disco. Depois disso, entrou em cena um combo que começou com Being For the Benefit of Mr. Kite, passou por Band On The Run, Let It Be, Live And Let Die e terminou com Hey Jude.

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Quem já tinha ido a outro show de McCartney (essa é a oitava vez dele no Brasil) provavelmente reconheceu algumas frases, brincadeiras ou recursos, como as plaquinhas onde se lê “NaNa”, distribuídas por toda a plateia e erguidas para o grande clímax da noite. Mas a verdade é que o truque não cansa e o público parece não se importar nem um pouco em repetir a performance dos anos anteriores, cada vez com mais empenho. Para quem tem coragem de desgrudar os olhos do palco e olhar em volta, o efeito é impressionante.

A música de McCartney dispensa apresentações, é claro, mas o que chama a atenção e talvez explique o sucesso do cantor quase 50 anos após o fim dos Beatles é sua paixão inesgotável pelo público. Bem-humorado, o músico se levantou após cada canção para agradecer, quase sempre com algum gesto simpático como um coraçãozinho feito com as mãos ou uma dancinha descontraída.

Ele também aproveitou muitos desses momentos para arriscar frases inteiras em português, muito além dos tradicionais “Obrigados” e “Eu te amo Brazil” que toda estrela internacional se obriga a decorar. “Eu escrevi essa música para minha amada esposa Nancy”, disse, sem grande dificuldade, antes de tocar My Valentine. Também apresentou em português as homenagens a John Lennon (Here Today, introduzida com um “para meu irmão John”) e George Harrison (Something, que tocou num ukulele e dedicou “a seu amigo George”).

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Como manda a tradição, o show terminou com o trio Golden Slumbers / Carry That Weight / The End e com a promessa de mais Paul, agora já praticamente íntimo da cidade depois de tantas visitas. “Até a próxima”, se despediu o britânico, deixando o palco sob uma nuvem de fumaça e uma explosão de serpentinas verdes e amarelas, exatamente às 23h30. Até a próxima, Paul.

 

Confira o setlist:

  1. A Hard Day’s Night
  2. Save Us (Paul)
  3. All My Loving
  4. Letting Go (Wings)
  5. Who Cares (Paul)
  6. Got to get you into my life
  7. Come on to me (Paul)
  8. Let me roll it (Wings)
  9. Tributo a Jimmy Hendrix – Foxy Lady
  10. I’ve Got a Feeling
  11. Let ‘em In (Wings)
  12. My Valentine (Paul)
  13. Nineteen Hundred and Eighty Five (Wings)
  14. Maybe I’m Amazed (Paul)
  15. I’ve Just Seen a Face (Paul)
  16. In Spite of All The Danger (The Quarrymen)
  17. From Me To You
  18. Dance Tonight
  19. Love Me Do
  20. Blackbird
  21. Here Today (Paul)
  22. Queenie Eye (Paul)
  23. Lady Madonna
  24. Eleanor Rigby
  25. Back in Brazil (Paul)
  26. Fuh You (Paul)
  27. Being For the Benefit of Mr. Kite
  28. Something
  29. Ob-la-di Ob-la-da
  30. Band On The Run
  31. Back in the USSR
  32. Let It Be
  33. Live And Let Die
  34. Hey Jude
  35. Hi, Hi, Hi (Paul)
  36. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
  37. Helter Skelter
  38. Golden Slumbers / Carry That Weight / The End
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