Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Peppa Pig, a subversiva, é censurada na China

Jornal alinhado com o governo afirma que personagem 'pode prejudicar a moral da sociedade'

Por AFP 1 Maio 2018, 17h28

Uma plataforma chinesa de internet censurou o desenho animado britânico Peppa Pig, enquanto vários meios de comunicação estatais criticaram o “vício” do público infantil e a transformação da personagem num ícone “subversivo” da juventude ociosa.

Pelo menos 30.000 episódios de Peppa Pig, cuja heroína é uma porquinha rosa travessa, foram retirados da popular plataforma de vídeo Douyin, e a hastag #PeppaPig foi proibida, informou na segunda-feira o jornal oficial Global Times. Segundo a publicação, aliás, o envolvimento das crianças com a atração leva algumas a “rosnar e pular em poças d’água”.

De acordo com um documento citado pelo jornal, o desenho da BBC faz parte de uma lista de conteúdos censurados pela Douyin. Peppa Pig, que chegou à China nos anos 2000, tornou-se tremendamente popular graças aos capítulos dublados em mandarim.

A febre cresceu no final de 2017 entre um público de jovens adultos, com a multiplicação de selfies de internautas com adesivos da personagem e comércio de objetos licenciados.

Outro lado obscuro do sucesso de Peppa Pig: a disseminação de episódios falsos, memes e paródias de humor negro ou diretamente pornográficas, denunciou o Global Times em janeiro. O mesmo jornal insistiu nessa ideia na segunda-feira, dizendo que a porquinha inocente “tornou-se um ícone da subcultura de uma juventude muitas vezes mal educada, sem trabalho estável e ociosa”.

Peppa Pig “tomou um rumo subversivo e sua popularidade viral ilustra uma sede de novidade e sátira que pode prejudicar a moral da sociedade”, aponta a publicação.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.