A novelista Gloria Perez recebeu uma mensagem de agradecimento da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) pela homenagem prestada, no capítulo do último sábado de A Força do Querer, aos policiais mortos no exercício da função. No episódio de sexta-feira, a incorruptível policial Jeiza (Paolla Oliveira) vê um colega ser assaltado ao parar diante de um semáforo fechado, quando está à paisana passeando com a esposa, e ser assassinado pelos assaltantes, que perceberam se tratar de um PM. “Ele só morreu porque era policial”, chorou Jeiza no ombro do namorado, o Secretário de Segurança do Rio na trama, Caio (Rodrigo Lombardi).
No sábado, no início da cena do enterro de Gerson (Well Aguiar), Gloria Perez incluiu um texto deixando clara a sua intenção com a sequência. Aguiar, o ator que fez o policial morto, foi aliás escolhido a dedo: ele teve um irmão, PM na vida real, assassinado. “Homenagem aos 108 policiais que, neste ano de 2017, saíram do seio de suas famílias para combater a criminalidade e jamais retornaram”, diz a legenda. O número se refere aos policiais mortos no Rio até 14 de outubro, data do capítulo de sábado, segundo afirmou depois a autora no Twitter.
Gloria também escreveu, no microblog, ter criado os personagens Jeiza e Caio para dar apoio à PM. “Jeiza e Caio são personagens construídos para homenagear nossos policiais em #aForçaDoQuerer“, tuitou.
Foi também via Twitter que veio o agradecimento da PM-R. “Obrigado de coração, @gloriafperez. Parabéns pelo excelente trabalho na novela #AForçaDoQuerer. Grande abraço da @PMERJ”, escreveu o perfil oficial da corporação, antes de citar o hino da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. “Agradecemos por tudo! ‘Ser policial é, sobretudo, / uma razão de ser / É enfrentar a morte / mostrar-se um forte /
no que acontecer’.”