Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Protestos marcam palestra da filósofa Judith Butler no Sesc

Boneca vestida de bruxa com rosto da filósofa foi incendiado no local

Por Da redação
Atualizado em 7 nov 2017, 19h15 - Publicado em 7 nov 2017, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O seminário sobre democracia que recebe a filósofa americana Judith Butler no Sesc Pompeia, aberto na manhã desta terça-feira, em São Paulo, foi marcado pela presença de dezenas de manifestantes. Grupos contrários à presença da filósofa no evento, que vai até quinta-feira, levaram bandeiras do Brasil, placas pelo fim da “ideologia de gênero” e uma boneca vestida de bruxa, com o rosto de Butler, na qual atearam fogo. Manifestantes que defendem Butler também estão no local. A polícia formou um cordão de isolamento entre os dois grupos.

    Referência mundial nos estudos de gênero por ter cunhado o conceito de “performatividade de gênero” (leia abaixo), Judith veio, na verdade, falar de política. Ela está lançando o livro Caminhos Divergentes – Judaicidade e Crítica do Sionismo (Boitempo) e foi convidada para o seminário Os Fins da Democracia, organizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Berkeley, onde a filósofa faz parte do corpo docente. 

    Nesta segunda-feira, Judith Butler saiu escoltada por seguranças de outro evento. Ela participou da conferência Por uma Convivência Democrática Radical, organizada pela Universidade Estadual de São Paulo (Unifesp). O debate acadêmico, realizado em parceria com a editora Boitempo, foi interrompido por uma manifestante, com frases como “Deixem as nossas crianças em paz” e “Menino nasce menino e menina nasce menina”. A americana reagiu com bom humor e chegou a observar que não estava ali discutindo sobre gênero. 

    Continua após a publicidade

    Por recomendação da equipe de segurança, Judith não participou da noite de autógrafos do próprio livro e saiu do local antes do fim do evento.

    Quem é Judith Butler

    Judith Butler redesenhou o campo de estudos de gênero na década de 80, ao propor a identificação de uma pessoa como “homem” e “mulher” como algo socialmente construído, fluido, e não uma “consequência” automática do sexo biológico. A tese ficou conhecida como Teoria Queer, que aborda nos livros Problemas de Gênero – Feminismo e Subversão da Identidade, Relatar a Si Mesmo, entre outros. Atualmente, Butler dá aulas na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

    Para Judith Butler, ninguém nasce com um determinado gênero (masculino ou feminino), mas o compõe de forma performativa. A filósofa, uma referência mundial no tema, é citada por diversos livros e estudos universitários e também em texto explicativo da mostra Histórias da Sexualidade, em cartaz agora no Masp, que contou com a curadoria da antropóloga Lilia Schwarcz.

    Continua após a publicidade
    Ato contra e a favor de Judith Butler em SP
    Manifestantes da Direita São Paulo vão à porta do Sesc Pompeia, na Zona Oeste, manifestar-se contra a filósofa americana Judith Butler – 07/11/2017 (Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress)
    Ato contra e a favor de Judith Butler em SP
    Manifestantes apoiadores e contrários à filosofa pós-estruturalista americana Judith Butler fazem um ato em frente ao Sesc Pompeia, na Rua Clélia, Zona Oeste de São Paulo – 07/11/2017 (Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress)
    Ato contra e a favor de Judith Butler em SP
    Manifestantes em prol da liberdade individual e de gênero protestam contra o ato de repúdio à filósofa americana Judith Butler, em frente ao Sesc Pompeia, Zona Oeste de São Paulo – 07/11/2017 (Paulo Lopes/Futura Press/Folhapress)
    Ato contra e a favor de Judith Butler em SP
    Manifestantes contra e a favor da filósofa Judith Butler fazem um ato em frente ao Sesc Pompeia, na Rua Clélia, Zona Oeste de São Paulo. 07/11/2017 (Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress)
    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.