Os filmes indicados ao Globo de Ouro 2019 foram anunciados nesta quinta-feira e o público brasileiro já aguarda a estreia das produções no país — que pode acontecer até alguns meses depois do lançamento nos Estados Unidos. VEJA reuniu as datas de estreia de todos os longas indicados a melhor filme de drama e comédia ou musical para os mais ansiosos poderem anotar os dias na agenda.
Entre os cinco indicados a melhor filme dramático, quatro já tiveram uma estreia nacional: Bohemian Rhapsody, Nasce Uma Estrela, Infiltrado na Klan e Pantera Negra. Para completar a categoria, fica faltando Se a Rua Beale Falasse, que tem previsão de lançamento para o dia 24 de dezembro no Brasil.
Baseado no romance homônimo de James Baldwin, o longa é dirigido por Barry Jenkins, o nome responsável pelo filme ganhador do Oscar Moonlight: Sob a Luz do Luar.
Entre os filmes de comédia ou musical, apenas Podres de Ricos estreou no Brasil. Os outros quatro títulos indicados, no entanto, já possuem datas de lançamento definidas. A nova produção da Disney, O Retorno de Mary Poppins aposta na bilheteria do Natal e chega aos cinemas no dia 20 de dezembro.
O novo filme de Emma Stone, A Favorita, se passa na Inglaterra do século XVIII e estreia no dia 24 de janeiro no Brasil. A trama acompanha Sarah Churchill (Rachel Weisz), que vê o seu posto de conselheira e amante secreta da rainha Ana (Olivia Colman) ameaçado com a chegada de Abigail (Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade.
Uma das grandes apostas para as premiações desta temporada, Green Book: O Guia também chega no dia 24 de janeiro no cinema. Em 1962, um segurança ítalo-americano (Viggo Mortensen) se torna o motorista de um pianista de música clássica negro (Mahershala Ali), que está saindo em turnê.
Vice foi o filme com mais indicações ao Globo de Ouro. O drama protagonizado por Christian Bale conta a história do vice-presidente americano durante o governo Bush, Dick Cheney, e está concorrendo em seis categorias. No Brasil, o longa estreia no dia 31 de janeiro.