Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Harry Potter’ bate novo bilhão com reabertura de cinemas na China

Movimentação de retomada do setor anima Hollywood, que espera um retorno dos grandes mercados para a indústria, caso da China

Por Tamara Nassif Atualizado em 18 ago 2020, 17h42 - Publicado em 18 ago 2020, 17h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Faltava só um empurrãozinho para o primeiro filme da famosa saga mágica de J.K. Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, alcançar a marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria internacional. O inesperado impulso veio do último fim de semana, entre os dias 14 e 17 de agosto, com seu relançamento em 3D em cinemas da China, que, depois de um processo de abre e fecha na reabertura pós-quarentena, seguem de portas abertas desde o final de julho.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal, originalmente lançado em 2001, é o segundo filme da saga a atingir o recorde bilionário, logo após o derradeiro Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, de 2011, que, sozinho, arrecadou 1,34 bilhão de dólares globalmente. A franquia completa acumula 7,74 bilhões de dólares.

    A marca sucede outra também significativa: de acordo com o site americano Deadline, o relançamento do filme em mais de 16.000 salas chinesas acumulou cerca de 13,6 milhões de dólares só no último fim de semana e é considerado a primeira grande bilheteria da “era pós-Covid”. Ao todo, os cinemas da China aumentaram a receita em 65%, em comparação ao fim de semana anterior, e bateram 26,7 milhões de dólares na soma dos três dias. O motivo para o crescimento está no aumento da capacidade das salas, que passaram de 30% para 50%, bem como na atração das recém-lançadas prévias de The Eight Hundred, o primeiro blockbuster local a estrear depois da pandemia.

    O relançamento da saga do bruxinho faz parte de um plano orquestrado pelos estúdios de Hollywood, que, parados por quase seis meses, viram nos cinemas da China uma oportunidade de recuperar a histórica perda de bilheteria e reaquecer o mercado do entretenimento. O presidente de Distribuição Internacional da Warner Bros., Andrew Cripps, disse em comunicado que “estão entusiasmados em ver Harry Potter maravilhar uma nova geração de espectadores”. “A popularidade do filme entre a audiência chinesa prova que o apelo dessas histórias é verdadeiramente atemporal e universal”, disse.

    ASSINE VEJA

    A encruzilhada econômica de Bolsonaro
    A encruzilhada econômica de Bolsonaro Na edição da semana: os riscos da estratégia de gastar muito para impulsionar a economia. E mais: pesquisa exclusiva revela que o brasileiro é, sim, racista ()
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade

    As bilheterias internacionais têm um peso muito grande nas produções americanas, e a China é o maior mercado fora dos Estados Unidos, gerando mais de 9 bilhões de dólares em venda de ingressos em 2019. A expectativa agora reside na estreia de Tenet, o esperado novo filme de Christopher Nolan, que chegará aos cinemas chineses em 4 de setembro. Aqui no Brasil, o longa está previsto para estrear no dia 10 do mesmo mês, isso se os cinemas reabrirem de fato.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.