Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Spielberg faz campanha para tirar Netflix do Oscar, e empresa reage

Gigante do streaming diz que seu modelo e o cinema tradicional não são 'mutuamente excludentes' e defende sua presença na premiação

Por Juliana Varella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 mar 2019, 12h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Netflix pode ter levado quatro estatuetas do Oscar na última edição do evento (três para o longa Roma e uma para o curta documental Absorvendo o Tabu), no dia 24 de fevereiro, mas sua posição na indústria do cinema ainda é alvo de desconfiança, especialmente por parte dos veteranos de Hollywood. Steven Spielberg, também premiado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por O Resgate do Soldado Ryan (1999) e A Lista de Schindler (1993), é um dos nomes que mais parecem incomodados com o crescente prestígio da plataforma.

    Na reunião anual do conselho da Academia em abril, do qual faz parte, o diretor promete propor uma mudança nas regras para impedir que obras feitas para o streaming, como as da Netflix, possam competir em qualquer categoria no Oscar. Segundo informações obtidas pela revista IndieWire, Spielberg acredita que essas produções deveriam ficar restritas ao julgamento do Emmy Awards – premiação dedicada a séries e telefilmes, e está levantando uma campanha para que outros diretores e profissionais do cinema apoiem a mudança.

    De olho no Oscar 2020 com um novo filme de Martin Scorsese com Robert DeNiro e Al Pacino no forno, a Netflix não deixou a ameaça passar despercebida e publicou um tuíte nesta segunda-feira, 4, em resposta: “Amamos cinema. Aqui estão outras coisas que também amamos”, dizia a publicação, com tom provocador: “acesso a pessoas que nem sempre podem pagar o ingresso ou que vivem em cidades sem cinemas; deixar qualquer um, em qualquer lugar, aproveitar os lançamentos ao mesmo tempo; dar aos cineastas mais meios para compartilhar sua arte”. A empresa ainda completou com uma declaração que reforça sua postura como um complemento – e não concorrência – dos cinemas convencionais: “Essas coisas não são mutuamente excludentes”.

    A Netflix concorreu ao Oscar pela primeira vez em 2014, com o documentário The Square, e ganhou seu primeiro prêmio em 2017 com um curta documental chamado Os Capacetes Brancos. Em 2018, a empresa levou outro Oscar para casa pelo documentário Ícaro e, em 2019, quebrou o próprio recorde com três estatuetas numa mesma edição: a de melhor direção (Roma), melhor filme estrangeiro (Roma) e melhor curta documental (Absorvendo o Tabu).

    Em janeiro, a companhia de streaming se tornou a primeira empresa baseada na internet, que não é um estúdio de cinema, a integrar a Motion Picture Association of America (MPAA), associação que reúne os “seis grandes” de Hollywood: Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment, 20th Century Fox, Universal Studios, Walt Disney Studios e Warner Bros.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.