Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tiago Leifert, o Pedro Bial S

Novo apresentador do ‘BBB’ segue o estilo do antecessor, mas com adornos da geração Y: textão é raro e leva referências de games, esportes e internet

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 18h47 - Publicado em 15 mar 2017, 12h55

“A Roberta deu follow na Emilly, depois deu unfollow. Ela deu block, reportou a conta da Emilly e deu follow na Vivian.” Foi assim, com uma linguagem conectada, que Tiago Leifert resumiu a relação entre Emilly, a gêmea que vem vencendo paredões e se fortalecendo na disputa pelo prêmio de 1,5 milhão de reais do BBB17, e Roberta, que em seguida sairia do reality show da Globo com 79,43% dos votos do público. Ela deixou o confinamento de mala e dreads na noite desta terça-feira, depois de fazer as pazes com a ex-amiga gaúcha, em um processo de intervenção conduzido por Leifert, que, no melhor do estilo seguro de Pedro Bial, chegou a amansar as duas quando ameaçavam levantar a voz e descambar numa briga feia. Também não faltou segurança ao definir o chute de Emilly em Marcos como “brincadeira” — para a ira dos que pediam sua expulsão.

O estilo é parecido. Afinal, depois de dezesseis anos, Bial formatou um jeito de comandar reality shows que fez dele um dos enternainers mais bem pagos do país – em uma única temporada do BBB, falava-se que ele teria ganhado a bolada de 3 milhões de reais – e o pôs acima de rivais como Britto Jr. e Roberto Justus, seus congêneres da Record. Mas não é igual. Avesso a textões, ele só faz uso deles em ocasiões especiais, como em noites de paredão, e com uma mudança fundamental: saem as metáforas mirabolantes com pendor para a auto-ajuda e entram as referências da cultura geek, dos games e dos esportes, áreas em que Leifert se sente confortável. Além do humor, mais forte em Leifert do que em Bial.

LEIA TAMBÉM>>> Pai de Tiago Leifert: ‘É difícil substituir Bial, ele se esforça’

Um jogo de tabuleiro foi, aliás, evocado por Leifert antes de ele explicar a relação de Emilly e Roberta com base nos relacionamentos feitos e desfeitos nas redes sociais. Que, aliás, ele também sabe usar melhor, replicando memes, fazendo piadas com os participantes (uma foto de um ensaio sensual de Pedro estampa a capa de seu perfil no Twitter), interagindo e divulgando notícias ligadas ao programa, como a de que o cantor Justin Bieber entrou em um vídeo ao vivo de Mayla, a gêmea de Emilly, e a chamou de “gostosa”.

https://www.instagram.com/p/BRpSah5AyGz/?taken-by=maylaraujoc

“Para nós, que estamos olhando esse tabuleiro de longe, é tão pouco”, disse, sobre as razões (ciúmes?) que levaram as duas amigas a se distanciar na casa. Ele também teve seu momento paizão (ou tiozão), de passar sermão nas meninas. Pode ser estranho se você pensar que ele tem apenas 36 anos – Pedro Bial tem 58 e parece mais preparado para isso. Mas Emilly e Roberta são garotas muito mais novas, de 20 e 21 anos, parte da geração millennials, como ele fez questão de frisar. “Geração Y”, tentou corrigir a gaúcha, para apenas confirmar o que ele dizia. “É a mesma coisa, geração Y, millennials”, disse Leifert, sem perder a linha do raciocínio.

Continua após a publicidade

“Uma crítica para a geração de vocês, os millennials, é que vocês têm muita pressa e pouquíssima paciência. Vocês dão follow e unfollow”, pontuou, num momento moralista, outra técnica de apresentação consagrada por Pedro Bial. “Foi mais ou menos isso que aconteceu nessa velocidade. Mas, cara, a vida não é assim. Tem muitos jeitos de resolver as coisas aí no meio. Talvez a Ieda, o Ilmar, o Marcos, o Daniel, entendam isso. E talvez vocês tenham dificuldade de entender”, arrematou, do alto de sua maturidade de apresentador.

Porque, sim, Tiago Leifert é um apresentador maduro para o cargo que ocupa — que não vem a ser nenhum trono da alta cultura. Pode ter entrado em um formato já consolidado, mas sabe dar seus toques para personalizar o jogo. Ele é como um Pedro Bial S: uma versão atualizada, como o iPhone S é do iPhone original.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.