Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

TikTok fecha parceria para distribuir músicas no Spotify e Apple Music

Com o acordo, vai ficar mais fácil ouvir nas plataformas de streaming as músicas de artistas independentes que viralizam na rede social chinesa

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 ago 2020, 16h03 - Publicado em 20 ago 2020, 15h53

Em meio às notícias sobre a venda do TikTok nos Estados Unidos, a empresa ByteDance, dona da rede social chinesa, anunciou que as músicas virais compartilhadas dentro da plataforma serão disponibilizadas no Spotify e no Apple Music, sem passar pelas grandes gravadoras. O acordo foi feito em parceria com a empresa UnitedMasters e a iniciativa vai beneficiar diretamente artistas independentes que postam suas composições no TikTok.

ASSINE VEJA

A encruzilhada econômica de Bolsonaro
A encruzilhada econômica de Bolsonaro Na edição da semana: os riscos da estratégia de gastar muito para impulsionar a economia. E mais: pesquisa exclusiva revela que o brasileiro é, sim, racista ()
Clique e Assine

Funciona assim: um artista posta sua música no TikTok para ser usada naqueles vídeos virais da rede social. O usuário que gosta da música geralmente não consegue encontrá-la nas plataformas de streaming porque o autor é um artista independente. Com a parceria, fica mais fácil enviar para o Spotify e para a Apple Music sem precisar de uma gravadora para isso e, de quebra, ter acesso a receita.

De acordo com uma análise do site especializado em tecnologia TechCrunch, a iniciativa pode promover grandes mudanças na indústria fonográfica, já que o TikTok se tornou uma plataforma propícia para a viralização de músicas.

Continua após a publicidade

O acordo pode ser um dos últimos negociados pela empresa ByteDance nos Estados Unidos após a ordem do presidente Donald Trump para que o aplicativo chinês seja vendido, após ser acusado de não respeitar a privacidade dos usuários. A Microsoft e o Twitter já anunciaram que estão interessados na compra. Hits como Old Town Road, de Lil Nas X, Say So, de Doja Cat, e Dance Monkey, de Tones and I, viralizaram no TikTok. A rede social também tem despertado o interesse de produtores musicais, como Simon Fuller, criador do reality Idols e American Idols. Ele busca no TikTok talentos para montar seu próximo supergrupo musical.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.