Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Último dia de desfiles no Rio tem Marielle e escola que polemizou em 2018

Mangueira e Paraíso do Tuiuti estão entre os destaques desta segunda-feira, 4

Por Redação
Atualizado em 4 mar 2019, 10h07 - Publicado em 4 mar 2019, 08h00

O último dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 4, será marcado por um clima de nostalgia, resistência e poesia, com um pé no Rio e outro no Nordeste. Confira como será a segunda noite do Carnaval carioca: 

A São Clemente, que abre a avenida às 21h15, recicla o samba-enredo de 1990 palavra por palavra para exaltar os Carnavais de outros tempos, com o enredo E o Samba Sambou….

Às 22h30, a Vila Isabel homenageia a cidade de Petrópolis com o samba-enredo Em Nome do Pai, do Filho e dos Santos – A Vila Canta a Cidade de Pedro.

Já a Portela lembra a cantora Clara Nunes e exalta a cultura e as religiões africanas com o enredo Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá, a partir das 23h25

Continua após a publicidade

O cenário nordestino vai aparecer no desfile da União da Ilha, à 0h30, com um samba sobre a poesia dos cearenses Rachel de Queiroz e José de Alencar. 

Em seguida, à 1h35, a Paraíso do Tuiuti fará uma homenagem ao bode ioiô – um símbolo pitoresco do povo marginalizado. No ano passado, a escola chamou a atenção ao colocar um presidente vampiro como destaque num de seus carros alegóricos e, desta vez, o grupo já mostrou que não ficará de fora das polêmicas: no último ensaio, a Comissão de Frente trouxe homens engravatados dançando ao lado de bailarinas vestidas de laranja, cor que se tornou símbolo da corrupção no país.

Continua após a publicidade

Ela, porém, não estará sozinha nas críticas políticas. Às 2h40, a Mangueira também vem provocadora com uma letra dedicada às “histórias pra ninar de gente grande”, que são as narrativas de insubordinação silenciadas ao longo dos anos, como a da vereadora Marielle Franco, que será citada.

Quem fecha os desfiles é a escola Mocidade Independente de Padre Miguel, com o samba-enredo Eu Sou o Tempo. Tempo é Vida, que promete uma reflexão sobre passado, presente e futuro a partir das 3h45.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.