Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

‘Vândalos do clima’: as celebridades que abusam do uso de jatinho privado

Famosos como Taylor Swift, Drake e as irmãs Kardashians estão na mira de ativistas por poluir o meio ambiente com viagens rápidas e fúteis

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 ago 2022, 12h06 - Publicado em 2 ago 2022, 09h30

Taylor Swift, as irmãs Kardashian e o rapper Drake estão sendo tachados de “vândalos do clima” após a divulgação nas redes sociais de que os artistas usam jatos particulares com muita frequência, aumentando a emissão de CO2 e prejudicando o meio ambiente. De acordo com dados de um perfil robotizado chamado Celebjets, programado por Jack Sweeney no Twitter, o avião privado de Kim Kardashian chegou a fazer quatro voos de menos de 20 minutos nos últimos dois meses, enquanto o de sua irmã Kylie Jenner voou o dobro.

Em 24 de julho, um avião de Kim realizou uma viagem de 40 milhas em 10 minutos entre Van Nuys e Camarillo, Califórnia. A viagem exigiu 81 galões de combustível e emitiu 1 tonelada de dióxido de carbono (CO2) – aproximadamente o mesmo que um carro movido a gasolina emite durante seis meses. Combinadas, as aeronaves de Kim e Kylie foram responsáveis ​​por doze dos 36 voos com menos de 20 minutos registrados entre 30 de maio e 24 de julho de 2022.

Um avião do canadense Drake, que batizou seu boeing 767 customizado de “Air Drake”, fez cinco voos curtos no mesmo período, segundo o site Independent. Esse tipo de aeronave geralmente é usado para transportar grande quantidade de pessoas, de 181 a 375 passageiros, e o Air Drake emitiu 21 toneladas de CO2 nas cinco viagens, segundo a análise. O número representa o equivalente ao uso de eletricidade de quatro residências dos Estados Unidos por um ano, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental. O cantor admitiu que um dos voos estava realmente vazio, agravando a problemática do uso indiscriminado de voos particulares.

O cineasta Steven Spielberg, o ator Mark Wahlberg e o boxeador Floyd Mayweather também são citados nas análises do Celebjet por terem feitos voos curtos.  Taylor Swift, entretanto, é a celebridade que aparece como a maior emissora de CO2 deste ano. Segundo dados da agência de tecnologia e dados focados em sustentabilidade Yard Group, a estrela pop teria passado quase dezesseis dias inteiros no ar só em 2022, emitindo 8.293,54 toneladas de CO2 e viajando uma média de cerca de 140 milhas por voo, segundo a pesquisa. Representantes de Taylor Swift alegaram ao jornal inglês The Independent que as viagens não são inteiramente feitas por ela, que empresta seu avião a amigos frequentemente. “O jato de Taylor é emprestado regularmente a outras pessoas. Atribuir a maioria ou todas essas viagens a ela é flagrantemente incorreto”, disse um porta-voz.

Responsável pelo Celebjets, Jack Sweeney é um estudante de programação da Universidade da Flórida Central. Ele se tornou conhecido por suas habilidades em usar dados de aviação disponíveis publicamente para rastrear movimentos de oligarcas russos e de Elon Musk, que supostamente ofereceu 5.000 dólares ao jovem de 19 anos para parar de postar seu paradeiro. A chamada “elite do carbono” é responsável por emissões maciças e desproporcionais, em meio a um cenário de impactos climáticos cada vez piores. Os voos de jatos particulares criam de cinco a catorze vezes mais emissões por passageiro do que um avião comercial e também produzem cinquenta vezes mais poluentes que um trem, de acordo com um relatório da ONG Transporte e Meio Ambiente.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.