ASSINE VEJA NEGÓCIOS

A ameaça de Trump aos países do Brics e a queda das bolsas

O bloco assinou um documento no domingo condenando as tarifas unilaterais. A reação de Trump é a ameaça tarifária ao que chama de países 'anti-americanos'

Por Tássia Kastner
7 jul 2025, 07h53

Faltam dois dias para o fim da trégua que o presidente americano, Donald Trump, ofereceu à guerra comercial que ele mesmo iniciou. A expectativa era de que ele pudesse usar o prazo para fechar acordos robustos, que favorecessem os Estados Unidos.

A estratégia de chantagem parece ter surtido pouco efeito até agora, com apenas três negociações fechadas – com Reino Unido, Vietnã e China, sob a qual as tarifas se haviam se transformado em embargos comerciais.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirma que mais de 100 países devem voltar a ser impactados pelas tarifas adicionais de 10%. E que ainda espera novos pactos firmados.

É neste contexto, de pouco resultado e muita pressão, que Trump decidiu virar sua metralhadora para o Brics. O bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinou um documento no domingo condenando as tarifas unilaterais e o ataque ao Irã no escopo da reunião de cúpula que ocorre nesta semana no Rio. A reação de Trump foi ameaçar países “anti-americanos” com tarifas extras de 10% sobre importações.

Por ora, parece ter surtido efeito sobre os mercados financeiros. A semana começa no negativo em Wall Street, justamente com investidores à espera da decisão final dos Estados Unidos sobre a volta das taxas. A abertura em baixa precisa, claro, ser colocada em contexto. O S&P 500 está em suas máximas históricas.

Continua após a publicidade

Na Europa, a tendência é positiva. A Alemanha desvia do dia negativo após divulgação de dados sólidos de produção industrial. A agenda de indicadores é fraca nesta segunda.

O EWZ, fundo que representa as ações brasileiras em Nova York, cede no pré-mercado, dividido, assim como os futuros americanos, entre os recordes e a guerra comercial. Na sexta, o Ibovespa bateu recorde e terminou o dia acima dos 141 mil pontos pela primeira vez. 

Agenda do dia

8h25: BC divulga Relatório Focus 
9h: Galípolo e Picchetti participam de reuniões com ministros de Finanças e presidentes de BCs do Brics 
Lula participa da reunião da 17ª cúpula dos Brics, no Rio
Bélgica: Reunião do Eurogrupo

Continua após a publicidade

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui!

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.