Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A ‘joint venture’ da Disney, Fox e Warner e o impacto no mercado

Empresas se unem para lançar novo streaming de esportes

Por Pedro Gil Atualizado em 7 Maio 2024, 17h25 - Publicado em 8 fev 2024, 09h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Disney, Fox e Warner Bros Discovery informaram nesta terça-feira, 6, a criação em conjunto de uma nova plataforma de streaming para transmissões esportivas ainda para este ano. O objetivo, segundo o comunicado, é de tentar conquistar um público mais jovem e baixar os custos.

    Além disso, o serviço seria disponibilizado por meio de um novo aplicativo, com uma marca independente e uma equipe de gestão distinta das que essas empresas já possuem. “A estratégia de empacotar e vender em conjunto parece fazer sentido e por coincidência lembra o modelo tradicional da tv por assinatura que se paga uma mensalidade para ter acesso a programação de diferentes canais”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

    Este novo streaming passaria a ter os canais ESPN e ABC, da Disney, Fox e canais da Warner, incluindo TNT e TBS, e também deve incluir alguns dos programas mais vistos dos esportes nos Estados Unidos, como o Monday Night Football, da NFL.

    Ainda sem data prevista, o lançamento deve acontecer apenas para o último trimestre deste ano, representando aquilo que seria a ‘Netflix do esporte’. Juntas, por exemplo, elas já detém os direitos televisivos de eventos como a Fórmula 1, Copa do Mundo de futebol de 2026, dos principais torneios de tênis e golfe, além de campeonatos americanos.

    Para Renê Salviano, especialista em marketing esportivo, o atual cenário é positivo, mas também desafiador. “A praticidade dessa forma de consumir conteúdo ganhou o público, porém, ainda há um desafio em relação ao equilíbrio entre investimento e receita, principalmente quando se trata das formas de fazer publicidade dentro dessas plataformas”.

    Além disso, o objetivo do trio é concorrer diretamente com grandes conglomerados, que nos últimos anos passaram a investir mais fortemente em esportes, casos de Amazon, Apple, Comcast e a Paramount. “O streaming oferece aos espectadores não apenas flexibilidade, mas também a chance de se aprofundar mais na narrativa esportiva, nas estatísticas e nos bastidores das competições”, conta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da consultoria Wolff Sports.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.