Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

A Unico, um unicórnio brasileiro, chega aos 18 anos com lucro e plano global

Empresa evitou R$ 3,2 bilhões em fraudes em 2024 e aposta em expansão internacional com tecnologia desenvolvida no Brasil

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jun 2025, 09h18 - Publicado em 30 jun 2025, 08h00

Não é todo dia que o Brasil celebra um unicórnio de 18 anos em seu ambiente de negócios A Unico, startup brasileira de tecnologia e identidade digital avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, atingiu esse marco com motivos concretos para celebrar: conquistou seu primeiro ano  com um dos principais indicadores de negócio, o EBITDA, positivo, além de ter processado mais de 608 milhões de transações no ano e evitado perto de 3,2 bilhões de reais em fraudes.

“Estamos nos sentindo bastante realizados com completar 18 anos. Mas obviamente que a gente está numa jornada de longuíssimo prazo. Ainda não chegamos aonde nós queremos chegar”, diz o head da Unico no Brasil, Guilherme Ribenboim.

Nos últimos anos, a empresa iniciou uma nova fase. Se até quatro anos atrás, seu foco era autenticar e verificar a entrada de novos clientes em bancos e fintechs, de 2021 para cá, passou a atuar no fluxo das transações também ,validando a identidade de usuários durante movimentações financeiras, pedidos de crédito ou transferências de alto valor, por exemplo. “Começamos a identificar que nossas soluções podiam resolver o transacional também”, diz Ribenboim.

Além da ampliação de escopo, a empresa aumentou a tecnologia embarcada nas suas soluções e o impacto foi direto na receita da empresa. O número de processamento de transações deu um salto e deve continuar crescendo. A expectativa é chegar a 1,8 bilhão de transações processadas até o fim do ano. “Quando você está no onboarding do banco, o volume é pequeno. Agora, pensa em quantas vezes as pessoas entram no aplicativo do banco e fazem transações. A gente consegue apurar muito mais receita porque está operando muito mais valor para os bancos”.

Neste ano, a Único lançou a plataforma One que integra todas as suas soluções de verificação em um único ponto de acesso. “Anteriormente, os nossos clientes tinham que pegar cada uma das capacidades e colocar a engenharia deles para desenvolver. Agora, com a One, eles vão, a partir de uma única informação, ter acesso a todas as respostas.”

Continua após a publicidade

A expectativa é que a plataforma acelere ainda mais a adesão dos clientes e o uso dos serviços. “Se antes gastavam seis meses para fazer desenvolvimento, agora vão gastar semanas. E isso será um propulsor dos nossos negócios.”

Expansão

Com a tecnologia desenvolvida, a empresa passou a enxergar oportunidades em mercados. Em 2024, um movimento de expansão: comprou uma empresa de liveness na Europa e outra de antifraude no México, e quer mais “A gente tem uma vantagem competitiva global porque o Brasil é um país com fraudes muito complexas e isso fez com que a gente tivesse que desenvolver soluções bastante complexas”. 

Recente estudo da Serasa Experian mostra que no Brasil há uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos,  alta de 40% em relação ao ano passado. “A gente brinca aqui que é como se fosse uma corrida da escada. O fraudador coloca um degrau, a gente coloca outro para ele não conseguir pular o muro”, diz.

Continua após a publicidade

Para os próximos 18 anos, a Unico tem como ambição se tornar uma grande empresa global de tecnologia, com foco em um problema cada vez mais crítico: a validação da identidade no ambiente digital. A gente entende que a gente resolve um problema muito sério, que já é muito sério hoje e que vai ser ainda mais sério daqui para o futuro”, diz

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.