Ações chinesas sobem ao maior patamar desde 2022
Para onde se olhe, as bolsas estão em suas máximas históricas ou muito perto delas
Os mercados financeiros globais parecem ter entrado, mais uma vez, no modo “foguete não dá ré”. E um dos exemplos mais concretos do fenômeno parece vir da Ásia: o índice chinês mais importante, o CSI 300, fechou nesta terça-feira no maior patamar desde janeiro de 2022. No acumulado em doze meses a subida é de 27%.
Para onde se olhe, as bolsas estão em suas máximas históricas ou muito perto delas. Vale para os principais índices americanos, para o alemão Dax, e também para o Ibovespa, que fechou a segunda-feira acima dos 161 mil pontos, relativamente próximo do recorde de 164 mil pontos.
A tendência da semana é apostar em ações de empresas ligadas à defesa, um eufemismo para produtoras de armamentos. Acontece que a invasão da Venezuela e as ameaças à Groenlândia, à Colômbia e a Cuba, por parte dos Estados Unidos, fizeram crescer o risco de uma escalada nos conflitos bélicos pelo planeta para além da Ucrânia e do Oriente Médio.
Já o fenômeno IA parece causar menos euforia em investidores. Nesta semana, o mundo tech está em Las Vegas para a feira CES. Lá, Nvidia e AMD já anunciaram novos chips de inteligência artificial e também suas apostas em robôs humanoides. Nada capaz de impressionar o mercado financeiro, ao menos não os investidores operando neste começo de manhã.
Nesta terça, os futuros americanos fazem uma pausa na subida, enquanto as bolsas europeias operam sem direção única. O EWZ, fundo que representa as ações brasileiras em Wall Street, opera perto da estabilidade. A agenda de indicadores é fraca. No Brasil, o destaque é a publicação da balança comercial de 2025, ano marcado pela imposição de tarifas dos EUA sobre importações brasileiras.
Agenda do dia
10h: Alemanha divulga CPI preliminar de dezembro
10h: Tom Barkin (Fed/Richmond) fala sobre previsões econômicas para 2026
15h: MDIC publica balança comercial de dezembro; Alckmin participa de entrevista sobre resultados às 15h15]
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui!
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise no programa Mercado:






