ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Ainda em teste, Pix Automático vai ser lançado nesta quarta-feira pelo BC

Serviço estará disponível a partir do dia 16 de junho e será alternativa ao débito automático em conta, ao DDA e ao pagamento recorrente em cartão de crédito

Por Redação 2 jun 2025, 10h00

O Banco Central (BC) vai fazer o lançamento oficial do Pix Automático nesta quarta-feira, 4, em evento em São Paulo que contará com a presença de Gabriel Galípolo, presidente da instituição. Trata-se de uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que facilitará a quitação de cobranças recorrentes, como mensalidades escolares, assinaturas, condomínios e faturas de serviços.

O Pix Automático estará disponível para a população a partir do dia 16 de junho. A ferramenta se encontra na reta final da sua última fase de testes, que se encerra na sexta-feira, 6. Até lá, instituições financeiras, iniciadoras de transação de pagamentos e empresas do mercado estão avaliando conectividade, implementação técnica, experiência do usuário, além de simulações em ambiente controlado.

A expectativa do BC é que a novidade seja oferecida por mais de 900 instituições financeiras, abrangendo bancos, cooperativas e fintechs. O Pix Automático permitirá que consumidores autorizem previamente pagamentos periódicos, sem precisar autorizar cada cobrança individualmente. Quem recebe o pagamento é sempre uma conta de pessoa jurídica, e os valores podem ser fixos ou variáveis, de acordo com as condições definidas entre cliente e empresa. Contas de serviços públicos como água, luz e gás, além de mensalidades escolares, academias, condomínios e assinaturas de streamings e conteúdos jornalísticos, entre outros, são as candidatas naturais a ganhar a preferência do Pix Automático.

Entre os benefícios do novo serviço, está a possibilidade de cancelar ou modificar autorizações diretamente pelo aplicativo do banco, sem burocracia. O sistema também permite que os pagamentos sejam agendados para diferentes periodicidades — semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual — sem limite de quantidade de cobranças programadas, e possibilita o acompanhamento por notificações, para conferir valores e controlar melhor as finanças.

Para as empresas, o Pix Automático possibilita centralizar a gestão de recebimentos e reduzir custos operacionais. Além disso, a funcionalidade — uma alternativa ao débito automático em conta corrente, ao Débito Direto Automático (DDA, muito usado para pagamento de boletos) e o cartão de crédito — deve reduzir a inadimplência involuntária, já que o sistema faz até cinco tentativas de cobrança em caso de saldo insuficiente, evitando esquecimentos e atrasos de pagamento.

No processo, todas as operações seguem os padrões já consolidados de segurança do Pix, incluindo o mecanismo de devolução em caso de problemas. O cliente pode definir critérios como valor máximo permitido e até se autoriza o uso de crédito pré-aprovado para o ppagamento, como o cheque especial. Especialistas do setor financeiro acreditam que o Pix Automático tem potencial para se tornar o novo padrão dos pagamentos recorrentes no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.