ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Alta dos juros acende alerta no setor imobiliário e associação das incorporadoras divulga nota

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) diz que vê com preocupação com o aperto monetário

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 jun 2025, 11h45

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic para 15% ao ano, marcando a sétima alta seguida dos juros no país, acendeu o alerta no setor imobiliário. Em nota, a  Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) diz que vê com preocupação com o aperto monetário que resultou na maior taxa desde julho de 2006. Na quarta-feira, 18, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também criticou a decisão do comitê.

“A ABRAINC reitera que o atual nível da Selic intensifica os desafios enfrentados pela economia brasileira. Atualmente, o Brasil possui a 2° maior taxa de juros real do mundo e diante desse cenário, é importante que haja disponibilidade de funding ao setor imobiliário a taxas acessíveis. Juros elevados restringem o acesso ao crédito, inibem investimentos produtivos e ampliam o custo da dívida para empresas e famílias – afetando diretamente o consumo, a geração de empregos e o crescimento econômico”, diz o texto.

A associação diz ainda que juros altos aumentam as despesas das empresas e inibem a atividade econômica. “Uma consequência disso é que apenas no 1° trimestre de 2025, 4.881 empresas pediram recuperação judicial. A quebra das empresas leva a um aumento no desemprego e prejudica o crescimento econômico”, diz o texto.

Embora os representantes das incorporadoras digam que têm a compreensão da atuação da política monetária no controle da inflação,  eles defendem “a construção de um ambiente econômico onde as taxas de juros possam se manter consistentemente em patamares baixos e estimular investimentos, promover o desenvolvimento do mercado imobiliário e garantir que mais brasileiros possam realizar o sonho da casa própria.”

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.