Anac suspende operação da Voepass por falta de segurança
Agência apontou "quebra de confiança" e "descumprimento sistemático" de exigências após acidente em 2024

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, nesta terça-feira, 11, a operação da companhia aérea Voepass, formada pelas empresas Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas. Em nota, a Anac citou uma “quebra de confiança” e afirmou que a suspensão, de caráter cautelar, valerá até que a companhia corrija falhas em sua gestão de segurança.
A suspensão ocorre após a Voepass não solucionar irregularidades apontadas em auditorias e descumprir exigências para manter padrões de segurança. Em agosto de 2024, a queda de um avião da companhia matou 62 passageiros em Vinhedo (SP). Desde então, a empresa passou a operar sob fiscalização reforçada. Em outubro de 2024, a Anac determinou medidas como redução da malha aérea, aumento do tempo de manutenção das aeronaves, troca de administradores e um plano para corrigir falhas.
Porém, em fevereiro de 2025, novas auditorias identificaram um “descumprimento sistemático das exigências” e uma “degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa”, segundo a agência.
Em nota à imprensa, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que a decisão de suspender as operações da companhia foi acertada. “O Ministério vinha acompanhando este processo há alguns meses, e a medida cautelar visa, de forma temporária, solicitar que a empresa aérea melhore sua governança e fortaleça ainda mais a segurança dos voos no país”, disse.
Já a Voepass negou a falta de segurança, afirmando que “sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”. A companhia disse ainda que já trabalha para comprovar sua capacidade de atender às exigências da Anac.
Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves, atendendo 15 destinos comerciais e dois contratos de fretamento. Os passageiros com voos cancelados devem procurar a Voepass ou a agência onde compraram a passagem para reembolso ou reacomodação em outras companhias.