Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Apagão cibernético levanta discussão sobre regulação das big techs

Para especialistas, dependência global por serviços da Microsoft pode ser nociva

Por Da Redação Atualizado em 19 jul 2024, 14h01 - Publicado em 19 jul 2024, 11h38

Um apagão cibernético nos sistemas da Microsoft afetou a operação de diversos serviços em todo o mundo na madrugada desta sexta-feira, 19. A companhia comunicou que a falha já foi resolvida, mas que o impacto residual do problema continua afetando alguns serviços do Office 365. Para especialistas, o caso ajuda a ilustrar como o mundo, atualmente, é dependente dos serviços prestados por poucas empresas de tecnologia – monopólio que pode trazer riscos à economia global.

“O apagão levanta a discussão da regulação das grandes empresas de tecnologia, dado que seu impacto em nível global é eminente”, diz José Cláudio Securato, doutor em economia e presidente da Saint Paul Escola de Negócios. “A evolução tecnológica é inevitável, vai avançar, mas fatores como esse trazem à tona a reflexão de aumento da regulação e investimentos em cibersegurança.”

A interrupção foi causada por uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana de segurança cibernética CrowdStrike, que tem a Microsoft como uma de suas clientes. A companhia informou que sua ferramenta Falcon, utilizada para detectar possíveis invasões hackers, teve um problema de atualização de software.

Com a pane nos serviços da Microsoft, o mundo inteiro enfrentou falhas e interrupção de serviços, desde voos a transações em contas bancárias.

Algumas companhias aéreas já começaram a retomar lentamente algumas operações nesta manhã. As americanas United Airlines e Delta informaram que retomaram algumas operações, depois de cancelarem todos os voos mais cedo. A FlightAware, empresa que fornece dados de rastreamento de voos, estimou que 21.000 viagens sofreram atrasos devido ao apagão.

Continua após a publicidade

“É importante perceber que toda a empresa hoje é uma empresa de tecnologia”, aponta Paulo Henrique Andrade, CEO do IturanMob e especialista em tecnologia. “E está tudo centralizado em uma única empresa, porque a Microsoft é a principal fornecedora de sistema operacional, somos totalmente dependentes dela.” O executivo defende que é a hora de as empresas pensarem em medidas para reduzir essa dependência.

Impacto no Brasil

No Brasil, os principais afetados pela falha foram os bancos que possuem aplicativos ligados ao sistema de segurança Falcon. Pela manhã, usuários relatavam falhas nas conexões do Bradesco, Banco Pan e Banco Neon. O Nubank também teve seus canais de atendimento ao cliente afetados, ocasionando em mais tempo de espera nas interações. Já os bancos Itaú e Banco do Brasil informaram em seus canais de atendimento que funcionam normalmente.

Entre as aéreas, a Azul divulgou um comunicado informando que alguns voos podem sofrer atrasos devido a problemas no sistema de gestão de reservas. A companhia solicita que os passageiros com voos marcados para hoje e que ainda não realizaram o check-in cheguem ao aeroporto com antecedência e se dirijam ao balcão de atendimento da empresa. Já a Latam disse que não registrou impactos no sistema, mas pede que, por segurança, os clientes verifiquem o status de suas viagens no site da companhia.

Continua após a publicidade

Algumas distribuidoras de energia elétrica relataram problemas temporários em sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor em função do apagão, segundo e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).  A agência informou ainda que não houve impacto em seus sistemas computacionais, bases de dados e plataformas de atendimento ao consumidor, de forma que as atividades continuam operando normalmente. Também não houve impactos no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, com isso, não há intercorrências na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Copel, responsável pela distribuição de energia elétrica no Paraná, disse que parte de seus sistemas de distribuição e atendimento ao cliente foi afetada “brevemente” durante a madrugada, mas sem prejuízo aos clientes. “Todas as plataformas já foram restabelecidas e operam normalmente nesta manhã”, diz o comunicado divulgado pela empresa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.