Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após polêmica, porta-voz diz que Bolsonaro não intervirá nos juros do BB

Segundo general Rêgo Barros, o presidente fez comentário sobre baixar a taxa do Banco do Brasil em 'ambiente muito amigável'

Por André Romani 29 abr 2019, 20h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O porta-voz da presidência da República, general Otávio do Rêgo Barros, disse na noite desta segunda-feira, 29, que o presidente Jair Bolsonaro não quer nem intervirá na política de juros do Banco de Brasil. Pela manhã, Bolsonaro pediu, em evento com agricultores na cidade de Ribeirão Preto (SP), que o presidente do banco estatal, Rubem Novaes, diminuísse a taxa de juros para setores do agronegócio.

    “O presidente não quer e não intervirá em qualquer aspecto que esteja relacionado a juros dos bancos que estão, em tese, sob o guarda-chuva do governo”, disse o porta voz. “Quando o presidente fez esse comentário, foi em um ambiente muito amigável”, acrescentou.

    Mais cedo, durante o Agrishow, evento que reuniu agricultores de todo o país, Bolsonaro disse: “Eu apenas apelo, Rubens (Novaes) —me permite fazer uma brincadeira aqui, né?—, eu apenas apelo para o seu coração, para o seu patriotismo, para que esses juros —tendo em vista você parecer um cristão de verdade — caiam um pouquinho mais. Tenho certeza que as nossas orações tocarão o seu coração”.

    A afirmação de Bolsonaro repercutiu no mercado e chegou a derrubar as ações ordinárias —que dão direito a voto— do banco estatal em quase 2%, que, no entanto, acabaram fechando estáveis, com leve alta de 0,04%. Impactos também foram sentidos em outros bancos, já que a dinâmica de mercado obrigaria parte deles a mexer em sua política econômica também. As ações preferenciais do Bradesco, por exemplo, fecharam entre as mais negociadas do dia e apresentavam queda de 1,31%. Já os papéis preferenciais do Itaú caíram 0,8%.

    A intervenção na taxa de juros tem um histórico recente. Em 2012, no governo de Dilma Rousseff, a presidência decretou uma redução na taxa de juros de bancos públicos, com o argumento de igualar as taxas nacionais àquelas praticadas no mercado internacional. A medida desagradou ao mercado na época.

    Continua após a publicidade

    Ingerência no Banco do Brasil

    Na semana passada, Bolsonaro já havia vetado uma propaganda do Banco do Brasil que estimula a abertura de conta-corrente por meio do aplicativo da instituição financeira e é marcado pela diversidade e juventude dos personagens. O diretor de comunicação e marketing da estatal, Delano Valentim, foi afastado do cargo.

    O Banco do Brasil afirmou que o presidente da instituição, Rubem Novaes, concordou com Bolsonaro sobre a necessidade de retirar do ar a peça publicitária. O afastamento de Valentim, que está de férias, foi um “consenso”, segundo o banco, que não informou o motivo do veto presidencial à campanha, que estava no ar desde o início de abril.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.